4 maneiras eficazes para engajar o colaborador (em tempos de novo coronavírus ou não)
Publicado em 26/05/2020
Categoria: Sua Empresa |
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Colaborador engajado trabalho de casa

Diante das mudanças provocadas no mundo empresarial pelo novo coronavírus – muitas que ainda nem sabemos quais são -, o profissional que trabalha nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas tem em suas mãos um enorme desafio. Como manter os trabalhadores motivados mesmo em um cenário de tantas incertezas e dificuldades?

Embora seja uma crise sem precedentes, é hora de cada profissional aproveitar a sua mais profunda base de conhecimento nas mais diversas áreas e se juntar (mesmo à distância) para estudar e definir novas estratégias para recuperar o crescimento da empresa e ainda ajudar o colaborador em seu desenvolvimento e motivação. Nós acreditamos que motivar o seu funcionário é e sempre será uma importante chave para o crescimento de um negócio.

Leia também:
> Conheça os benefícios que o adiantamento salarial pode trazer para a sua empresa

Afinal, os mais diversos estudos apontam as vantagens dessa prática. Portanto, para auxiliá-lo nesse momento tão importante, vamos publicar aqui algumas ações importantes para motivar os seus funcionários. Mas vale lembrar também que não há uma receita de bolo que vale para todos os colaboradores e em todas as situações. As ações de engajamento precisam ser únicas e adaptadas às necessidades e realidade de cada empresa e de cada indivíduo. Veja algumas dicas a seguir:

 

Transparência

Em qualquer situação, uma comunicação eficiente e clara, utilizando os diversos canais da empresa, e também contando com os líderes, ameniza o clima de incerteza. A falta de informação, muitas vezes, potencializa a fofoca e conflitos. Mesmo que a notícia seja ruim, é preciso contá-la. Uma comunicação assertiva e no tempo correta aumenta o grau de confiança que o funcionário tem da empresa e dos gestores.

Líderes inspiradores

Saber motivar suas equipes é uma característica muito valorizada em gestores. Para isso, o recomendado é que este profissional sempre converse com os colaboradores para saber sobre as necessidades e motivações, além de entender o que os motiva no trabalho. Pedir sugestões de melhorias em processos também pode ser útil e várias ideias e oportunidades podem surgir destes bate-papos. Isso vai fazer com que a experiência no local de trabalho possa ser melhorada e assim criar um ambiente bem legal para todos.

Propósito

Quem é que não gosta de se sentir útil e contribuir positivamente com algo? O mesmo acontece no ambiente de trabalho. Portanto, é importante que a gestão valorize constantemente cada função, cada projeto. Isso serve para mostrar que todas as atividades estão relacionadas com o crescimento e sucesso da empresa.

Reconhecimentos

Da mesma forma como na dica acima, quem é não gosta de ser valorizado e saber que seus esforços estão sendo observados e, mais que isso, reconhecidos. Celebrar conquistas individuais ou coletivas, dar elogios, benefícios e outros incentivos valem a pena e incrementam o engajamento. Uma maneira rápida e barata para incentivar sua equipe é oferecendo um cartão de premiação, como o Multicash, que tem custo zero para a emissão, reemissão e carga. A empresa escolhe o valor a ser dado e o colaborador ganha a liberdade de escolher o que ele mais precisa. É bem simples!

Conheça mais sobre o cartão.

Compartilhe