Marketing de Incentivo é a ferramenta do momento para garantir bons resultados e um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Se colocada em prática corretamente, esse tipo de ação pode ajudar a sua empresa conquistar e reter talentos.
Cada empresa tem suas particularidades, logo o Marketing de Incentivo não deve ser o mesmo em todas. Antes de adotar qualquer ação, é importante alinhar os objetivos e expectativas à cultura organizacional da empresa. A partir daí, defina cada etapa do processo:
Objetivo principal
Antes de qualquer coisa, você deve se perguntar “Por que estou implementando essa ação na minha empresa?”. Qual é seu objetivo: aumentar vendas? Recuperar a produtividade de uma equipe que está desmotivada? Reter talentos? Definir um objetivo é primordial para decidir quais iniciativas são mais adequadas em busca do resultado que você deseja.
Metas e critérios de avaliação
Deixe bem claro o que será levado em consideração para avaliar a performance de cada colaborador. Você pode, por exemplo, pontuar funcionários que atinjam um número estipulado de vendas, que sejam pontuais ou demonstrem bom desempenho trabalhando em equipe. O segredo é definir metas tangíveis e que estejam de acordo com seu objetivo.
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Prazos
Bons resultados não são alcançados da noite para o dia. Ao estipular prazos inatingíveis, você acaba frustrando sua equipe ao invés de incentivá-la. Determine prazos que sejam realistas e estejam alinhados às necessidades do negócio.
Campanhas de engajamento ao longo do processo
Lembre-se que é essencial incentivar os funcionários com prêmios após o resultado ser alcançado, mas sua missão começa antes disso. É importante acompanhar e valorizar os avanços dos profissionais, além de elaborar uma comunicação interna que sirva como estímulo ao longo da ação, criando um ambiente que mantenha a equipe engajada. Realizar feedbacks ressaltando acertos e direcionando o time também é uma ótima forma de garantir resultados satisfatórios.
Premiações
Para definir prêmios que sejam realmente atraentes, você precisa conhecer bem sua equipe e seu orçamento. Cursos de desenvolvimento profissional e premiações ligadas à cultura são ótimas opções. Além de recompensarem os colaboradores, ainda funcionam como uma forma de investimento em capacitação.
Viagens também são prêmios comuns em ações de incentivo. Uma viagem proporciona descanso, novas experiências e um escape da rotina, que, mesmo após a volta ao trabalho, ainda trarão benefícios ao colaborador.
Um bônus em dinheiro, por outro lado, possibilita que os funcionários escolham a maneira com que aproveitarão o benefício. Se isso soa muito impessoal, mas você ainda deseja oferecer liberdade de escolha a eles, o Multicash é uma ótima opção. Trata-se de um cartão recarregável e com custo zero para emissão. Aceito em lojas físicas e virtuais, ele é o caminho mais curto para aquilo que o seu funcionário realmente deseja.
Conquiste seu público
Tão importante quanto conquistar seu público-alvo é ter a simpatia do público interno. Se funcionários têm participação direta no sucesso da sua organização, o Marketing de Incentivo é o gás que faltava para eles ficarem ainda mais motivados para isso.