6 dicas para construir um plano de carreira
Publicado em 03/10/2019
Categoria: Sua Vida |
Tags: , , , , , ,
homem olhando para o céu

Todo projeto a longo prazo exige planejamento, foco e dedicação. E assim também é com a sua vida profissional. Um plano de carreira te auxilia a determinar um objetivo para o seu futuro e a traçar estratégias para alcançá-lo.

Pensando nisso, o blog Repense preparou algumas dicas para te ajudar a estruturar um bom plano de carreira. Confira:

  • Defina um objetivo

A primeira coisa a se pensar é sobre um propósito claro e realista. O que você almeja profissionalmente? Uma promoção? Abrir seu próprio negócio? Recolocar-se no mercado de trabalho? Com o que você se identifica?

Definir seu objetivo é o passo mais importante. Para isso, entretanto, é necessário fazer uma autoanálise. Pergunte-se: O que eu quero? Por que eu quero? Esse é um objetivo viável dentro da minha realidade?

Leve em consideração que a resposta à última questão diz respeito somente ao seu ponto de vista. Desconsidere opiniões negativas sobre seus projetos. O que importa é aonde você quer chegar e o quanto acredita nisso.

  • Defina um prazo

Delimite um período de médio ou longo prazo para alcançar o seu objetivo. Você já sabe aonde quer chegar, agora é hora de decidir quando.

  • Aprimore suas habilidades

Você já tem seu objetivo e sabe de quanto tempo dispõe para alcançá-lo. Está na hora de começar a agir. Quais habilidades são cobradas do profissional que você quer se tornar? Quais são seus pontos fortes e onde você precisa melhorar? Aproveite também para enriquecer seu repertório com cursos, palestras e eventos da sua área de interesse. Aprenda um novo idioma e procure adquirir o máximo de conhecimento e experiência que puder.

  • Fique atento ao mercado

É importante permanecer atualizado sobre o que acontece no mercado para saber o que está sendo requisitado e não perder oportunidades. Para isso, você precisa manter um bom networking e estar constantemente envolvido com a sua área.

Leia também:

> Saiba como usar a Central de Aconselhamento Profissional, serviço gratuito do LinkedIn

> 4 dicas para você repensar e melhorar suas finanças pessoais

 

  • Estipule metas

Há um longo caminho a percorrer até o seu objetivo. Suas metas são os degraus que você precisará subir para chegar lá. Defina as etapas do seu projeto e determine datas para que elas sejam realizadas. Por exemplo: se você é um jornalista em formação e seu desejo é ser âncora do maior jornal do país, existem várias fases a serem cumpridas antes. Sua primeira meta deve ser ingressar na área por meio de um estágio.

  • Acompanhe seus resultados

É importante acompanhar sua evolução ao longo do tempo para, assim, celebrar suas conquistas e melhorar o que não está saindo conforme o planejado. Para isso, é recomendável ter seu plano de carreira no papel ou em uma planilha.

Não se envergonhe de mudar a direção dos seus planos em algum momento. Projetos à longo prazo nem sempre são estáveis. Mas, fique atento, pois trocar de ideia constantemente é um sinal de que você ainda não sabe o que quer.

Saber onde você está e aonde quer chegar é um dos fundamentos para alcançar o sucesso profissional. O plano de carreira é como uma bússola para guiar o caminho até seu objetivo. Onde você se vê em 10 anos? Não espere o futuro chegar, faça ele acontecer.

Compartilhe