6 dicas para você se sair bem em uma dinâmica de grupo
Publicado em 12/08/2019
Categoria: Sua Vida |
Tags: , , , , ,
6 dicas para você se sair bem em uma dinâmica de grupo

Você já sentiu aquele frio na barriga só de pensar em encarar uma dinâmica de grupo? Apresentar soluções para os problemas levantados, responder a questionamentos e participar de atividades são alguns dos desafios que aparecem nesta etapa da seleção de emprego, temida pelos mais tímidos. 

De acordo com Liliane Veinert, sócia-diretora da consultoria de recursos humanos CV Consult, a dinâmica de grupo é muito relevante para o recrutador sobretudo por uma razão. “O objetivo é ver como o profissional vai se comportar em situações semelhantes ao do ambiente de trabalho”, explica a executiva.

No entanto, as competências e habilidades avaliadas são particularidades do processo seletivo. Isto é, cada empresa terá sua própria maneira de levar as atividades. O segredo, então, é se destacar mesmo sem saber exatamente o que vai acontecer. Para isso, separamos dicas que podem ajudar nesta importante fase.

1- Passe uma boa impressão

Já dizia o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, esteja atento para chegar no horário, use roupas adequadas e cuidado com a postura – não seja desleixado nem aparente desinteresse.

2- Mostre-se atualizado sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa é sempre positivo, pois melhora a compreensão de como é dentro da organização, sua missão e seus valores. Essas informações vão ajudar a direcionar a maneira como você se posiciona.

3- Seja autêntico

Você não sabe qual o perfil de candidato que a empresa busca – um extrovertido com potencial para liderança ou aquele mais analítico e centrado em determinadas funções. Assim, o mais aconselhável é ser você mesmo, sem máscaras. Nada de assumir um personagem só porque acha que é isso que o recrutador espera.

Leita também:

>Repensar é evoluir: o que você faz hoje pode ser ainda melhor
>10 conselhos certeiros para você repensar a forma como vive e se relaciona


4- Mantenha a tranquilidade

Ficar nervoso antes da dinâmica de grupo é normal, mas respire fundo e tente falar de forma objetiva e sem pressa para ser melhor compreendido. Quanto mais tranquilo você estiver, mais fácil será cumprir com as atividades propostas. “O medo obstrui
e distorce a sua percepção”, lembra Liliane.

5- Saiba como interagir com outros candidatos

A habilidade de comunicação faz toda a diferença neste momento, por isso, veja os outros como membros de um time. Afinal, esta capacidade de trabalhar em equipe é um dos principais pontos analisados. Saiba defender suas opiniões sem ser agressivo, evite a informalidade em excesso, como gírias e expressões inadequadas.

6- Arrisque-se um pouco

Um toque de ousadia é bem-vindo em dinâmicas de grupo e aumenta a chance de se destacar dos outros. Lembre-se: ficar calado demais transmite insegurança. Faça perguntas sem se preocupar em ter as respostas prontas. E demonstre interesse e determinação, oferecendo-se para cumprir determinadas tarefas.

Viu só? Observando com atenção cada um desses 6 pontos e colocando em prática tudo o que sabe, emocional e tecnicamente, é certo que você estará mais próximo de conseguir o seu lugar no mercado de trabalho. Então, deixe os medos de lado, vista a melhor versão de você mesmo e seja bem-sucedido nessa missão.  

Compartilhe