São inúmeras as razões pelas quais o consumidor está aumentando o consumo de produtos orgânicos: consciência ambiental, saúde, preocupação social. Seja qual for o seu motivo, fato é que a presença desses ingredientes na mesa dos brasileiros está crescendo.
Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa divulgada no segundo semestre de 2019, feita pela Organis, entidade que reúne empresas, produtores e fornecedores do setor. O documento mostra que 19% dos entrevistados havia consumido produtos orgânicos nos 30 dias anteriores à pesquisa, em 2019. Em 2017, 15% disse “sim” à mesma pergunta.
Isso tudo indica que a consciência do consumidor sobre esses produtos está crescendo. Entre os que haviam comprado algo orgânico nesse período, “saúde” foi apontado por 84% como principal motivo. Na sequência, aparece “características do produto” (30%), “meio ambiente” (9%) e “estilo de vida” (7%).
O que são produtos orgânicos
Apesar das mudanças nos hábitos dos consumidores, muitos ainda não têm o total conhecimento sobre o conceito e importância dos produtos orgânicos para a sociedade. Então, vamos trazer, a seguir, algumas características importantes:
- não utilizam agrotóxicos ou substâncias sintéticas que podem contaminar o produto ou o meio ambiente;
- não contêm transgênicos, ou seja, elementos modificados geneticamente;
- o processo extrativista é sustentável, ou seja, não prejudica o meio ambiente, não compromete os recursos naturais e respeitam as comunidades locais;
- a produção valoriza as espécies locais de flora e fauna, e cuida para que todos os envolvidos na produção trabalhem em condições dignas e tenham seus direitos respeitados.
Leia também:
> Repensar alimentação: como ser mais saudável, sustentável e econômico
> Conheça novas formas sustentáveis de consumir e diminuir impactos na natureza
Por todas essas características, o consumidor reconhece o valor do produto orgânico, cuja maioria entende que a produção é mais cara quando comparada com um não orgânico. Mas, ainda atribui ao preço o principal impeditivo na hora da compra. Entre os respondentes, 75% apontaram os produtos orgânicos como mais caros ou muito mais caros em relação aos não orgânicos. Deles, 48% consideram a diferença de preço justificada e 52%, não.
Outro gargalo é a questão da distribuição: quase metade (47%) considera difícil encontrar os produtos em sua região.
Outras curiosidades
Quer saber que produtos orgânicos o brasileiro mais consome? Essa pesquisa da Organis mostrou que as frutas lideraram a preferência (25%), em 2019. Na sequência, a alface surge como o item preferido, com 21%. Como curiosidade, em 2017, essa hortaliça era a mais querida pelo consumidor (33%), com as frutas representando apenas 7%.
E se você acha que encontrar seus itens preferidos é um pouco complicado, saiba que os supermercados são os maiores distribuidores deste tipo de produto. Além disso, há uma grande variedade deles nas lojas da rede GPA, em especial no Pão de Açúcar.
E isso mostra que a rede está antenada às exigências dos consumidores. Segundo uma outra pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), 46% dos consumidores consideram muito importante que mercados e supermercados ofereçam produtos orgânicos ou naturais.
Todos os dias, é possível encontrar os mais fresquinhos e saudáveis hortifrutis no Pão de Açúcar. Claro, além dos produtos mais novos, há também corredores repletos de outros itens que recebem a certificação ou o selo de orgânico. Antes de comprar, verifique se ele traz o reconhecimento, assim você ganha ainda mais tranquilidade da hora da compra.
Qual a sua opinião sobre os orgânicos? Costuma comprá-los com que frequência?