Como melhorar a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho
Publicado em 12/08/2019
Categoria: Sua Empresa |
Tags:

Você sabia que a produtividade também está ligada à qualidade de vida dos funcionários? Isso mesmo! De acordo com uma pesquisa realizada pela Center for Positive Organizational Scholarship, um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo.

Essa produtividade pode ser tanto qualitativa, com melhor relacionamento interno, comunicação e motivação; quanto quantitativa, com o aumento de vendas e redução de desperdícios, por exemplo.

Fato é que sem pessoas as empresas não existiriam. Então, dedicar-se a manter os funcionários felizes e engajados é essencial para o crescimento da organização. “Os colaboradores passam mais tempo no escritório do que em casa, com a família e amigos, por isso, é importante cuidar do bem-estar de todos”, afirma Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, startup que dá boas mostras de como entreter os funcionários. 

Além de garantir uma sala de jogos, a Octadesk incluiu uma decoração temática no escritório que vai de Star Wars a Game of Thrones. Na startup, visando dar mais liberdade aos colaboradores, também não existe dress code – código de vestimenta usado para designar a maneira correta de se vestir em diferentes ambientes.

O principal objetivo desses investimentos é aumentar a sensação de bem-estar, gerando impactos positivos no rendimento das equipes.

Leia também:

>Faça como as melhores empresas do mercado: invista em capital humano

> Você sabe a diferença entre trabalho e emprego?

Mudanças que geram qualidade de vida na empresa

Oferecer o básico, como proporcionar boas condições de trabalho ao colaborador e investir em outras ações podem trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Separamos três sugestões de mudanças internas que auxiliam a melhorar a qualidade de vida de seu funcionário. Confira:

1 – Sala de descomprensão: ambiente que visa oferecer ao colaborador um local de relaxamento e descontração. Além de disponibilizar videogames e outros jogos, o conforto é fundamental, então, invista em sofás e poltronas.

2 – Sala do foco: proporciona um local silencioso e sem distrações. Afinal, tem dias que o colaborador sente dificuldade para se concentrar, por isso, disponibilizar um lugar para ele ficar sozinho e organizar seus pensamentos é uma boa sugestão.

3 – Flexibilizar a jornada de trabalho e investir em home office: são pontos que também influenciam na qualidade de vida do funcionário e muitas empresas já estão adotando essas mudanças e obtendo bons resultados.

Vale ressaltar que investir em qualidade de vida traz ainda melhorias no clima organizacional, engaja o colaborador e previne doenças e afastamentos causados pelo estresse, sem mencionar o aumento do lucro. Melhore seus resultados e amplie sua vantagem competitiva investindo em pessoas.

Compartilhe