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Como o Marketing de Incentivo pode potencializar os resultados da sua empresa

Publicado em 22/10/2019
Como o Marketing de Incentivo pode potencializar os resultados da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo no que diz respeito à retenção de talentos e resultados, oferecer apenas um bom salário não é mais garantia de sucesso. Então, o que as empresas podem fazer para não ficarem para trás? O Marketing de Incentivo é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos, tornando-se um diferencial.

Em linhas gerais, podemos definir Marketing de Incentivo como um conjunto de iniciativas adotado pela empresa para estimular o bem-estar e o desempenho dos funcionários. De acordo com a pesquisa Incentivo no Brasil, realizada pela Revista Eventos, 70% das empresas entrevistadas disseram utilizar o incentivo entre as suas ações corporativas.

A produtividade de uma equipe está diretamente ligada à sua motivação. Quanto mais motivado um funcionário está, mais ele produz e, consequentemente, mais resultado trará. Estimular uma equipe não é tarefa fácil e, para implementar ações assertivas, é necessário estar atento a algumas questões.

Como implementar um plano assertivo de Marketing de Incentivo Cada organização tem suas particularidades, logo o Marketing de Incentivo não será igual em todas. Antes de adotar qualquer ação, é importante alinhar os objetivos e expectativas à cultura organizacional da empresa. A partir daí, defina cada etapa do processo:

Objetivo principal Antes de qualquer coisa, você deve se perguntar “Por que estou implementando essa ação na minha empresa?”. Qual é seu objetivo? Aumentar suas vendas? Recuperar a produtividade de uma equipe que está desmotivada? Reter talentos? Definir um objetivo é primordial para decidir quais iniciativas são mais adequadas para obter o resultado que se deseja.

Metas e critérios de avaliação Deixe bem claro o que será levado em consideração para avaliar a performance de cada colaborador. Você pode, por exemplo, pontuar funcionários que atinjam um número estipulado de vendas, que sejam pontuais ou demonstrem bom desempenho trabalhando em equipe. O segredo é definir metas tangíveis e que estejam de acordo com seu objetivo.

Leia também:

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> Retenção de talentos: desafio para o gestor mesmo em tempos de alto nível de desemprego

Prazos Bons resultados não são alcançados da noite para o dia. Ao estipular prazos inatingíveis, você acaba frustrando sua equipe em vez de incentivá-la. Determine prazos que sejam realistas e estejam alinhados às necessidades do negócio.

Campanhas de engajamento ao longo do processo Lembre-se que é essencial incentivar os funcionários com prêmios após o resultado ser alcançado, mas sua missão começa antes disso. É importante acompanhar e valorizar os avanços dos profissionais, além de elaborar uma comunicação interna que sirva como estímulo ao longo da ação, criando um ambiente que mantenha todos engajados. Realizar feedbacks ressaltando acertos e direcionando o time também é uma ótima forma de garantir resultados satisfatórios.

Premiações Para definir prêmios que sejam realmente atraentes, você precisa conhecer bem sua equipe e seu orçamento. Cursos de desenvolvimento profissional e premiações ligadas à cultura são ótimas opções. Além de recompensarem os colaboradores, ainda funcionam como uma forma de investimento em capacitação.

Viagens também são comuns em ações de incentivo. Uma viagem proporciona descanso, novas experiências e um escape da rotina, que, mesmo após a volta ao trabalho, ainda trarão benefícios ao colaborador.

Um bônus em dinheiro, por outro lado, possibilita que os funcionários escolham a maneira como aproveitarão o benefício. Se você deseja oferecer liberdade de escolha a eles, o Multicash é uma ótima opção. Trata-se de um cartão recarregável e com custo zero para emissão. Aceito em lojas físicas e virtuais, ele é o caminho mais curto para aquilo que o seu funcionário realmente deseja.

Conquiste seu público

Tão importante quanto conquistar seu público-alvo é ter a simpatia do público interno. Se colaboradores têm participação direta no sucesso da sua organização, o Marketing de Incentivo é o gás que faltava para eles ficarem ainda mais motivados para isso. 

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