Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Como seu RH pode fortalecer a presença de mulheres no mercado de trabalho

Publicado em 09/03/2022

Categoria: Sua Empresa | Tags: mulheres, RH

Como seu RH pode fortalecer a presença de mulheres no mercado de trabalho

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, trazemos alguns números e estatísticas sobre a presença de mulheres no mercado de trabalho. Infelizmente, a disparidade de gênero ainda aparece muito forte, como mostrou uma matéria publicada pelo site da Época Negócios.

Por isso, deixamos aqui alguns pontos importantes para a reflexão sobre como podemos melhorar a realidade delas no universo corporativo do Brasil. O seu RH, responsável pelos processos seletivos e por criar políticas internas, têm uma grande influência rumo a essa evolução.

 

Leia mais: Pesquisa do grupo Mulheres do Varejo mostra que maternidade ainda é tabu no mundo corporativo

 

Mulheres estão ganhando menos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados em 2019 e divulgados no ano passado, as mulheres receberam, em média, 20% menos do que os homens para realizar as mesmas funções.

No acumulado de 2019, o que as mulheres ganharam em remuneração chegou a cerca de 77% do que os homens receberam no mesmo ano. Segundo o instituto, a disparidade é ainda maior para os cargos de chefia, o que nos leva a outro ponto importante....

 

Leia mais:  Conheça mulheres que quebraram tabus na área de tecnologia ao longo da história

 

As mulheres não estão na liderança

Fora o desequilíbrio nos salários delas quando comparado com os pagamentos feitos aos homens, o IBGE ainda registrou que, em 2019, apenas cerca de 37% dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres.

Já quando subimos o nível da hierarquia, chegando até o cargo de CEO, encontramos números ainda mais alarmantes. De acordo com um estudo da consultoria Bain & Company, entre as 250 maiores empresas do Brasil, apenas em 3% delas as mulheres estão no topo da pirâmide hierárquica. E qual o motivo de tanta diferença? Será o nível de escolaridade?

 

Leia mais:  Mulheres do Varejo: conheça o grupo que tem revolucionado o mercado em geral

 

 

Mulheres com nível superior são maioria

Para o IBGE, nível de instrução não é impeditivo para a chegada das mulheres aos cargos de chefia. Muito pelo contrário: o estudo conduzido pelo Instituto em 2019 apurou que por volta de 19% das mulheres com 25 anos ou mais concluiu o ensino superior, contra 15% dos homens na mesma faixa de idade.

 

Leia mais: Mulheres sentem mais frio do que homens: mito ou verdade?

 

O que fazer pelas mulheres nas empresas?

Promover a equidade de gênero é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a assegurar a prosperidade de nós, humanos, nos próximos anos. Assim, o assunto tem entrado com frequência nas discussões de responsabilidade corporativa.

Por isso, muitas empresas têm centrado esforços em programas de mentoria focados em preparar e expandir o número das líderes mulheres em seu quadro de colaboradores(as).

Mas, para que o número de mulheres no mercado de trabalho e, principalmente, em altos cargos, aumente, é necessário um comprometimento do RH junto à diretoria das corporações. Um assunto para ser debatido durante todo o ano, não apenas no mês de março, e que precisa se tornar de interesse para todos.

 

Leia mais: Mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens no mercado de trabalho?

 

Afinal, o mesmo estudo conduzido pela Bain & Company que acusou a ausência de CEOs mulheres também apontou que apenas 66% dos homens, frente a 82% das mulheres, acreditam que eliminar a desigualdade de gênero deveria ser uma das cinco principais preocupações das empresas.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

LGPD: O que o RH precisa saber sobre a lei

Apesar de a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados) já estar em vigor desde 2018, a adesão [...]

Publicado em: 27/06/2022

Sua Empresa

ESG e diversidade: qual a relação e como o RH pode ajudar?

ESG é a sigla do momento entre as corporações. Mas, de onde ela veio? E o que isso tem a [...]

Publicado em: 13/06/2022

Sua Empresa

Gestão de conflitos: como tornar o ambiente de trabalho melhor

Qualquer convívio social está sujeito a conflitos. No ambiente de trabalho, não poderia ser diferente. Com a retomada do trabalho [...]

Publicado em: 20/05/2022