Conheça 3 formas diferentes de organizar suas finanças pessoais
Publicado em 30/06/2020
Categoria: Sua Vida |
Tags: , , , , ,
Finanças pessoais

Já teve aquela sensação de o dinheiro acabar e não perceber para onde ele foi? Isso acontece porque gastamos de pouquinho em pouquinho e, no final das contas, a soma causa um grande prejuízo. Para evitar situações como essas, existe a gestão das finanças pessoais.

A gestão das finanças pessoais nada mais é do que ter o controle do quanto você ganha e do quanto gasta por mês. Dessa forma, você consegue visualizar todos os seus gastos, identificar quais são supérfluos e descobrir o real montante que tem disponível para investir naquilo que precisa ou deseja, evitando que nenhuma conta essencial fique para trás.

Fazer esse controle não é difícil, você só precisa saber registrar todos os seus gastos e ganhos da maneira correta. Para ajudar nesta tarefa, além das famosas planilhas, há também aplicativos e plataformas on-line, criadas especialmente para essa finalidade, que certamente tornarão esse processo muito mais fácil.

Leia também:

> FGV oferece cursos gratuitos para gestão de finanças pessoais

> Como organizar sua rotina de trabalho e melhorar sua vida pessoal

Separamos três maneira diferentes de organizar suas finanças pessoais, com muito mais praticidade e controle. Confira:

Planilha

A planilha de gastos é um dos métodos mais conhecidos de controle financeiro e te ajudam a registrar toda sua movimentação. Na internet, é possível encontrar muitas planilhas, das mais simples às mais complexas.

– A planilha simples é indicada para quem ainda está começando e não tem muita familiaridade com o Excel. No site da Bolsa de Valores, a B3, é disponibilizada uma planilha de gastos simples e fácil de utilizar;

– A planilha avançada é indicada para quem tem um conhecimento maior das fórmulas do Excel e pretende dedicar mais tempo para acompanhar e controlar o dinheiro. Nessas planilhas, normalmente são disponibilizadas funções de gráficos avançados e análises mais detalhadas, que certamente te ajudarão a compreender de uma forma mais ampla os seus gastos pessoais. O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibiliza um modelo de planilha de gastos avançada para download em seu site.

Aplicativos

Os aplicativos de celular já fazem parte da nossa vida em diversas áreas e não seria diferente com a gestão financeira. Com eles, é possível acompanhar seu orçamento e investimentos com muito mais facilidade. Atualmente não faltam opções para os sistemas Android, IOS e Windows Phone com esta finalidade. Os mais conhecidos são:

1. GuiaBolso

2. MoneyWise

3. Finance Plus

4. Toshl Finance

Plataformas Web

As plataformas on-line também são uma ótima opção para quem quer a fazer a gestão das finanças pessoais. Sistemas como o GuiaBolso, Mobills e Meu Dinheiro oferecem formas simples de realizar o controle de gastos e ainda disponibilizam conteúdos de educação financeira, que podem ser muito úteis nesse processo. E o melhor: o cadastro nas plataformas é gratuito.

Como podemos ver, há muitas opções disponíveis para organizar as finanças pessoais. Então, é só escolher a que mais se encaixa nas suas necessidades. Se você é novo no assunto, lembre-se de analisar as funcionalidades de cada uma e verificar a que oferece a interface de visualização dos dados mais fácil para você. Para quem já realiza o controle das finanças, essas dicas também podem te ajudar caso esteja pensando em mudar o método que utiliza atualmente.

Agora não tem mais desculpa para não ter o controle dos seus gastos. A gestão financeira será fundamental para você enfrentar qualquer crise com segurança e conquistar seus objetivos.

Compartilhe