Conheça 5 pilares importantes para uma gestão de pessoas eficiente
Publicado em 10/12/2019
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Pessoas conversando com seu líder em uma reunião

A gestão de pessoas é essencial para o crescimento da organização. Ela consiste no conjunto de ações e práticas estratégicas que visam ao desenvolvimento do funcionário, promovendo bem-estar e um melhor ambiente de trabalho. 

Ao contrário do que muitos pensam, entretanto, essa não é uma responsabilidade apenas do setor de Recursos Humanos. A gestão de pessoas deve ser desempenhada por todos os líderes da empresa e é essencial que os gestores estejam atentos ao comportamento de seus funcionários, a fim de promover constantes melhorias.

A visão de valor de remuneração mudou e não está mais ligada apenas a salários, benefícios e bônus. Atualmente, especialmente para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho, essa visão está ligada também a fatores como evolução pessoal e profissional, liberdade de escolha e sentimento de cumprimento de propósito, pontos levados em consideração quando se precisa escolher o melhor emprego.

É nesse contexto que uma boa gestão de pessoas destaca a sua empresa das demais. Valorizar o capital humano tem sido o diferencial que leva empresas a evoluírem. Ao criar ambientes de trabalho mais humanizados, melhora-se a confiança e, principalmente, a qualidade de vida dos colaboradores, gerando assim resultados positivos para eles e para a empresa.

 

Os 5 pilares que sustentam uma boa gestão de pessoas:

  1. Motivação

A motivação é essencial para o crescimento contínuo do profissional. Plano de carreira, salário e propósito são alguns dos muitos fatores que influenciam a satisfação do colaborador.

Garantir e receber feedbacks tornará esse processo mais fácil e ajudará a definir estratégias ainda mais assertivas para se lidar com o colaborador.

  1. Comunicação e transparência

Um dos papéis da gestão de pessoas é promover uma comunicação integrada e o diálogo entre os colaboradores independentemente do nível hierárquico, afinal todos fazem parte do mesmo time.

Além disso, ferramentas de comunicação interna eficazes também devem compor a organização, a fim de que as informações sejam passadas com clareza a todos os profissionais da empresa.

  1. Treinamento e desenvolvimento

Investir em seus próprios funcionários, incentivando o crescimento, também é uma estratégia de gestão de pessoas. Ao aplicar treinamentos, workshops e cursos, você capacita e valoriza o seu colaborador, melhorando assim a performance dele dentro da organização. Além disso, essa melhoria ainda mantém a empresa atualizada com as tendências e práticas do mercado.

  1. Conhecimento e competência

Esse pilar se inicia no processo seletivo. É ainda na seleção que se analisa o perfil e os conhecimentos do candidato para certifica-se de que ele é apto para executar o trabalho e que possui aderência ao DNA da empresa.

Fora isso, as empresas precisam criar um ambiente que possibilite o crescimento de todos. Os feedbacks auxiliarão na identificação de pontos fortes e pontos
de desenvolvimento dos funcionários. Vale ressaltar que ter uma equipe de qualidade torna a empresa mais competitiva e preparada para enfrentar as dificuldades
e concorrência do mercado.

  1. Trabalho em equipe

Promover um ambiente colaborativo é um dos principais pilares da gestão de pessoas. É essencial que os colaboradores percebam que possuem objetivos em comum e que suas tarefas estão interligadas com outros setores.

Criar metas coletivas para estimular essa interação e realizar reuniões periódicas ajudam a manter os funcionários alinhados. Dessa forma, é possível criar um ambiente saudável onde todos se sentem compelidos a ajudar.

Colocar em prática esses cinco pilares traz grandes resultados para a organização. Além de ser um diferencial competitivo, influencia na retenção e atração de talentos, promove o crescimento da organização e, consequentemente, gera mais lucro.

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