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Gestão de tempo: um fator de peso para dar conta de tudo

Publicado em 10/06/2021
Gestão de tempo: um fator de peso para dar conta de tudo

Uma coisa é certa: o tempo não para e, a cada dia, temos a sensação de que ele passa ainda mais depressa. Como o tempo também não volta, saber como gerir o tempo disponível é essencial para alcançar com sucesso uma lista de afazeres zerada no fim do dia e uma sensação de bem-estar.

No artigo de hoje, você vai entender o que é gestão de tempo, como ela impacta no seu dia a dia e, claro, como implementá-la na sua rotina. Acompanhe!

 

Afinal, o que é gestão de tempo?

A gestão de tempo nada mais é do que organizar as atividades a serem realizadas de acordo com o tempo que se tem, isto é, faz parte de um planejamento que pode ser pessoal ou profissional.

Para fazer essa gestão, é necessário que se tenha noção de algumas coisas, como o tempo despendido para realizar determinada tarefa e o autoconhecimento em relação à própria disposição e produtividade.

 

Leia também: Como organizar sua rotina de trabalho e melhorar sua vida pessoal

 

Por que eu preciso ter uma boa gestão de tempo?

A importância de gerir bem o tempo vai além dos prazos cumpridos, já que isso impacta diretamente na sua qualidade de vida.

A lógica por trás disso é simples: alta quantidade de demandas sem organização nos leva a acumular atividades, trazem mais cobranças e acarretam aumento no nível de estresse por atrasos e sobrecarga. Todos esses fatores, ainda mais quando juntos, influenciam no comportamento e na saúde mental, ou seja, interferem na motivação e no relacionamento com todas as esferas da vida.

Por isso, organizar-se é uma maneira simples e eficaz de se permitir fazer mais com o mesmo tempo disponível.

 

Leia também: Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

 

Como posso integrar a gestão de tempo no meu dia a dia?

Se você não é uma pessoa que tem o hábito de se organizar, é aqui que a sua vida começa a mudar. Gerir o seu tempo vai demandar um pouquinho de esforço no início, porque se trata da inserção de um novo hábito, mas você pode – e deve – começar aos poucos. Aqui estão algumas dicas de como fazer do tempo um aliado e não um inimigo:

 

  1. Planeje o seu dia

Essa é a dica de ouro para ingressar em uma boa gestão de tempo. Ao se planejar, você monta um panorama do que acontecerá no seu dia e é capaz de escolher o melhor horário para executar cada atividade. Nessa etapa, vale ainda contar com um ou outro imprevisto, inserir tempo de deslocamento (se necessário), e até mesmo incluir as pausas e o tempo de descanso.

Para ajudar ainda mais, utilize uma agenda ou aplicativos de gestão e organização.

 

  1. Calcule a duração das atividades

Isso é essencial para definir janelas e prazos de entrega. Quando você sabe quanto tempo leva para executar determinada tarefa, fica mais fácil escolher o melhor horário para fazê-la e entender quando você será capaz de entregá-la sem comprometer outras atividades.

 

  1. Estabeleça prioridades

Saber o que precisa ser feito primeiro ou o que demanda mais tempo faz toda a diferença na hora de se organizar. Aqui não é apenas o senso de urgência que fala, mas saber o que realmente importa, como complexidade e impacto da atividade.

Além do mais, estabelecer as prioridades ajuda a manter o foco em uma única tarefa ao invés de tentar lidar com várias ao mesmo tempo conforme a demanda chega.

 

  1. Agrupe as atividades

Você já pensou que atividades parecidas podem ser executadas em sequência? Estar acostumado com uma determinada tarefa faz com que fique mais fácil realizar algo parecido logo em seguida, pulando a etapa de adaptação do cérebro para aquilo.

O mesmo vale para atividades que exigem maior criatividade e pensamento estratégico. A dica para esses casos é escolher um horário em que haja alta disposição, como o início das manhãs.

 

  1. Organize o seu local de trabalho

O ambiente em que estamos exerce muita influência na maneira como nos sentimos. Logo, é bastante importante que você se sinta bem e estimulado onde decidir realizar as suas atividades profissionais.

O segredo é também manter a organização do espaço de trabalho, como mesas e gavetas. Isso facilita sua movimentação e demanda menos tempo quando precisar procurar algo.

 

Leia mais: Como evitar os erros mais comuns na gestão financeira pessoal em meio à crise?

 

O que prejudica a minha gestão de tempo?

Fique atento! Existem hábitos que tornam a organização pessoal e profissional muito mais difíceis, ainda mais quando o trabalho é realizado dentro de casa.

A recomendação é que haja foco na execução das atividades, ou seja, nada de procrastinação ou distrações! Além disso, não ter os objetivos definidos ou executar mais de uma tarefa de uma vez pode comprometer o desempenho e gerar frustração.

 

Agora que você já sabe como implementar a gestão de tempo na sua rotina, nossa sugestão é que comece aos poucos para ir se adaptando. Adotando uma dica por semana, temos certeza de que em breve seu fluxo de atividades estará muito mais organizado e fácil de seguir.

Se você conhece alguma outra dica de gestão de tempo, conte para a gente nos comentários!

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