Leyla Nascimento: saiba mais e inspire-se com a executiva de RH habituada a quebrar paradigmas
Publicado em 08/03/2019
Categoria: Sua Empresa |
Tags: , , ,
igualdade mulheres RH

Referência na área de Recursos Humanos, a executiva Leyla Nascimento quebrou mais um paradigma chegando ao posto máximo da World Federation of People Management Associations (WFPMA), a Federação Mundial de RH. É a primeira vez que uma mulher preside a organização desde sua fundação, em 1976 – a segunda vez de um brasileiro, já que a entidade foi comandada por Sergio Luiz Hillesheim, em 1992.

Se você acompanha o mercado de recursos humanos, com certeza já ouviu falar dela. De trato fácil, essa fluminense transmite na voz e em sua maneira de falar uma tranquilidade poucas vezes encontrada em executivos acostumados à correria e às pressões do dia a dia. Mas não se engane com a aparência dócil. Leyla Nascimento mostra que ainda tem muito fôlego e disposição para continuar derrubando várias barreiras.

Abrindo caminho para a igualdade de gênero

“Ao longo da minha carreira, coincidentemente, sempre fui a primeira mulher em cargos executivos nos ambientes pelos quais passei. Conheci e vivi na pele as dificuldades que um profissional do sexo feminino enfrentava – e ainda enfrenta – para trabalhar”, lembra ela, que foi ainda a primeira mulher a presidir a ABRH-RJ. “Na época da nomeação, eu ainda me espantava com isso. Para mim, era inconcebível que uma associação com a representatividade da ABRH no Rio de Janeiro nunca tivesse nomeado uma mulher”.

O Rio de Janeiro havia sido conquistado, mas não era suficiente! A paixão pela área de Recursos Humanos fez com que Leyla almejasse voos ainda mais ousados. Saiu do local para a gestão nacional, assumindo a presidência da ABRH-Brasil de 2010 a 2015. “Às vezes, eu tenho impressão de que as pessoas não consideram quando você tem algum cargo voluntário, como se não valesse. Eu sempre levei muito a sério os postos que assumi, sempre fui muito mão na massa”, conta ela.

leyla nascimento

Na presidência da ABRH-Brasil, foi convidada a fazer parte do conselho da entidade interamericana, a FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana). Em 2015, assumiu a presidência do órgão latino, com assento no board da Federação Mundial de Recursos Humanos, a WFPMA, tomando posse como presidente em junho de 2018 nesta entidade internacional que representa mais de 600.000 profissionais de gestão de pessoas em mais de 90 associações nacionais de recursos humanos pelo mundo.

Leia também: 

>Sabia que o RH avalia o gerenciamento de tempo dos candidatos na entrevista de emprego?

>Como organizar sua rotina de trabalho e melhorar sua vida pessoal

Paralelamente a tantas responsabilidades e passos tão largos e seguros no universo das associações, ainda houve espaço para a criação e dedicação ao Instituto Capacitare, idealizado por ela para atuar no desenvolvimento dos jovens.

Não deve ser fácil ser Leyla Nascimento, mas, tendo em vista sua história e grande engajamento em causas como igualdade de gêneros, preparação de jovens para o mercado e muito mais, é bem fácil se inspirar com ela.

Compartilhe