Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Mulheres sentem mais frio do que homens: mito ou verdade?

Publicado em 05/04/2019

Categoria: Sua Vida | Tags:

Mulheres sentem mais frio do que homens: mito ou verdade?

A afirmação de que mulheres sentem mais frio que homens pode parecer machista ou teoria da conspiração de quem acredita em sexo frágil, mas a ciência comprova que é a mais pura verdade.

Muitos fatores influenciam o nível de conforto com a temperatura de um ambiente, variando de pessoa para pessoa. Mas algumas características corporais explicam por que, na maioria dos casos, as mulheres sentem mais frio.

Uma das razões é o metabolismo, responsável pela produção e pelo aumento de energia, incluindo o calor. A taxa metabólica das mulheres é em média mais baixa que a dos homens.

As mulheres também costumam ter um corpo menor que os homens, o que caracteriza uma menor massa muscular, outro fator que faz com que elas sintam mais frio.

[caption id="attachment_1509" align="alignnone" width="900"]Mulheres sentem mais frio que homens? Mulheres sentem mais frio que homens?[/caption]

Leia também: >Leyla Nascimento: saiba mais e inspire-se com a executiva de RH habituada a quebrar paradigmas >Pesquisa do grupo Mulheres do Varejo mostra que maternidade ainda é tabu no mundo corporativo 

Os níveis hormonais também podem justificar essa diferença. Durante o ciclo menstrual, eles são inconstantes e os níveis de ferro diminuem, causando uma queda de temperatura corporal.

A endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu garante que, no geral, a sensação térmica das mulheres é mais baixa “por sua composição corporal com menos massa magra (menor massa óssea, menor estatura e menor massa muscular) e, consequentemente, menor taxa metabólica basal”.

Para não restarem dúvidas sobre o assunto, estudos apontam que há uma diferença térmica de até 2,5 graus entre homens e mulheres.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

ESG e Sustentabilidade: como o RH pode atuar?

É preciso preservar o meio ambiente. Disso, ninguém duvida. Mas, a cada reunião, simpósio ou encontro entre nações fica claro [...]

Publicado em: 21/07/2022

Sua Empresa

Gamificação - Como jogos podem engajar e motivar o time

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ficado horas na frente de alguma tela para passar de uma fase [...]

Publicado em: 13/07/2022

Sua Empresa

LGPD: O que o RH precisa saber sobre a lei

Apesar de a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados) já estar em vigor desde 2018, a adesão [...]

Publicado em: 27/06/2022