O Carnaval pode ajudar a sua empresa e os seus líderes a serem ainda mais efetivos
Publicado em 07/03/2019
Categoria: Sua Empresa |
Tags: , ,
gestão carnaval liderança

Muito se fala das características que diferenciam simples gestores de notáveis líderes. Para obter sucesso, toda organização precisa daquelas pessoas diferenciadas, que conseguem engajar os funcionários a trabalhar em equipe e a dar seu melhor a favor de um propósito comum. Pessoas que sejam criativas, organizadas, determinadas, flexíveis e, por que não, visionárias. Alguém duvida que esses adjetivos são os mesmos vistos em um carnavalesco? Como não temos nenhuma dúvida disso, recorremos ao Carnaval e a seus líderes para mostrar de que maneira as empresas podem aprender muito com eles.

Trabalho duro

Já parou para pensar como a organização de uma escola de samba não está tão longe da forma como funciona uma empresa? Há uma equipe encarregada de cumprir tarefas no prazo determinado por um cronograma, demandas, planejamento financeiro e, é claro, o carnavalesco, que assume a posição de responsável por coordenar tudo isso.

Quem assiste aos 75 minutos de apresentação de uma escola de samba, não imagina o trabalho e planejamento dedicados, muito antes do início do Carnaval, para se obter o resultado que vemos na avenida. A preparação do espetáculo começa quase um ano antes.

O enredo

O primeiro passo é escolher o enredo. E cabe ao carnavalesco decidir qual história será contada e fazer com que as pessoas ao redor comprem essa ideia. Não se trata apenas de ter a criatividade para surgir com uma boa ideia, é ter a habilidade de inspirar pessoas: cada integrante da escola, cada pessoa na avenida e cada jurado. Por trás de uma escola campeã está um grande líder que foi capaz de mobilizar pessoas em torno do mesmo objetivo.

Organização

Mas, é claro, apenas pessoas inspiradas não são o suficiente para fazer um desfile funcionar exatamente como se espera. Organização e trabalho em equipe são imprescindíveis. Pense que cada escola conta com aproximadamente 3.500 integrantes, gente que precisa chegar na avenida em plena sincronia. Impossível fazer com que isso aconteça sem planejamento e organização prévia, não é? Por isso, os integrantes são divididos em alas e cada ala conta com seu próprio dirigente.

Orçamento

Para todo projeto sair do papel, é preciso capital. A procura por patrocínio e o planejamento financeiro também fazem parte do trabalho de uma escola de samba. Carro alegórico, adereços, figurinos, cenário, sistema de som. O dinheiro arrecadado precisa ser muito bem distribuído entre as alas para garantir que tudo esteja perfeito. Uma administração financeira eficiente é o que garante que cada centavo seja gasto onde deve ser.

Leia também:

>Uma pessoa nasce líder ou se torna líder? Temos um curso gratuito sobre liderança para indicar

>Como ajudar a sua equipe a administrar melhor o tempo e alcançar alta performance

Quem é você na avenida?

Não soa como a estrutura do seu local de trabalho? Pense na sua empresa como uma escola de samba. Será que seu enredo tem conseguido inspirar e engajar as pessoas ao redor? Será que as alas têm trabalhado de forma organizada e sincronizada para alcançar o objetivo planejado? Será que o capital tem sido distribuído corretamente para suprir todas as necessidades? Nem só de folia se faz um carnaval. Desperte o carnavalesco que há em você e faça da sua escola de samba um sucesso na avenida.

Compartilhe