Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Planejamento RH 2022: insights úteis para você fazer o seu

Publicado em 09/02/2022
Planejamento RH 2022: insights úteis para você fazer o seu

O ano de 2022 já está entre nós. Contudo, se formos na máxima de que o ano só começa mesmo no Brasil depois do Carnaval, ainda dá tempo de preparar o planejamento estratégico do RH para a sua empresa.

Se você já começou ou ainda não teve tempo de esboçar as metas de gestão de pessoas para os próximos 12 meses, compartilhamos neste artigo alguns insights que podem ajudar nesse processo.

Planejamento RH: reuniões são importantes!

A máxima: “essa reunião poderia ter sido um e-mail" é verdadeira para muitas situações. Mas, quando falamos em RH, é importante conversar com o maior número de funcionários(as) possível ou, pelo menos, com gestores(as), para entender as demandas do time. A máxima é sempre responder à pergunta: “Em que a empresa poderia ser melhor para os colaboradores?”

Desta forma, é preciso saber quais benefícios poderiam ser revistos ou adicionados e, principalmente, pontos de insatisfação da equipe para melhorá-los no novo ano.

 

Leia mais: 5 dicas práticas para você tornar as suas reuniões do trabalho mais produtivas

 

Defina metas e objetivos: seu planejamento depende disso

Ter objetivos claros a cumprir em um período é muito importante. Contudo, para definir metas, é preciso escolher junto com a diretoria quais são os indicadores que a empresa deverá prestar mais atenção.

Alguns deles podem ser o ‘turnover’, para tentar reduzir o número de demissões e reter talentos; absenteísmo, para dar foco às faltas e atrasos justificados ou não ou, ainda, o engajamento, cujo objetivo é analisar a satisfação e comprometimento do time com a empresa.

 

Leia mais: 4 maneiras eficazes para engajar o colaborador (em tempos de novo coronavírus ou não)

 

Planejar também é estar antenado(a) com a atualidade

Fazer um planejamento é essencial para ter metas e objetivos bem definidos. Contudo, alterações podem e vão acontecer pelo caminho e estar pronto(a) para isso fará toda a diferença na jornada.

Veja o contexto da pandemia, por exemplo: depois da vacinação em curso, na qual uma nova variante altamente transmissível (ômicron) forçou diversas empresas a reverem seus planos de retorno ao trabalho presencial. Mesmo com a maioria das pessoas vacinadas com até três doses.

Portanto, o melhor a ser feito pelo RH é seguir a filosofia de Charles Darwin, adaptando-se às mudanças de cenário e revendo os rumos do plano e as metas sempre que for necessário.

 

Leia mais: Trabalho híbrido: grande tendência para retomada pós-pandemia

 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a começar ou aprimorar o planejamento da sua empresa. E que seja mais um ano de sucesso para nós.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Datas comemorativas: por que sua empresa deve celebrá-las

Afinal, com tantas datas comemorativas presentes no calendário brasileiro, por que celebrar a maioria delas dentro de uma empresa? Existe [...]

Publicado em: 10/05/2022

Sua Empresa

Data driven: como o RH pode ser otimizado pelos dados

Uma boa gestão de dados é muito importante para o mundo corporativo, principalmente quando falamos do setor de Recursos Humanos. [...]

Publicado em: 20/04/2022

Sua Empresa

Como criar um ambiente mais inclusivo para autistas se desenvolverem na empresa

O mês de abril é marcado pela conscientização mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproveitamos a ocasião para [...]

Publicado em: 06/04/2022