Preço, qualidade e variedade são os fatores mais importantes na hora de optar por um determinado supermercado. Essa constatação vem da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019” da Associação Paulista de Supermercados (APAS), conduzida pelo IBOPE Inteligência.
O estudo ainda revelou que esses três fatores na categoria FLV, que envolve frutas, legumes e verduras são os aspectos mais valorizados dentro de um supermercado. Nestes itens, os quesitos preço e qualidade ficaram praticamente empatados em relação à preferência do consumidor, mostrando que ele valoriza este segundo ponto no hortifruti.
Leia também:
> Brasileiros optam cada vez mais pelos alimentos orgânicos
Em outros pontos, entretanto, o preço ainda aparece como principal fator de escolha. Segundo o levantamento o quesito é, por exemplo, dez vezes mais importante do que ter estacionamento coberto. Outros serviços, como “cartão fidelidade” também são importantes, mas podem não fazer diferença se o preço não for bom, constatou a APAS.
Redes Extra e Pão de Açúcar na vanguarda
O levantamento conduzido pela APAS em parceria com o IBOPE também serviu para mostrar o quanto as redes Extra e Pão de Açúcar estão à frente quando o assunto é satisfazer o consumidor. Em promoções como a 4ª Extra, por exemplo, os clientes encontram a qualidade de sempre dos itens de hortifruti da rede em condições ainda mais especiais, assim como outros produtos.