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Sabia que o RH avalia o gerenciamento de tempo dos candidatos na entrevista de emprego?

Publicado em 26/01/2019

Categoria: Sua Empresa | Tags: RH, tempo

Sabia que o RH avalia o gerenciamento de tempo dos candidatos na entrevista de emprego?

Saber gerenciar melhor o tempo e os projetos são qualificações quem têm se destacado no mercado. A diretora-geral de Executive Search da STATO, Renata Filippi, conta que, durante a entrevista, investiga como os candidatos gerenciam o seu tempo, quais atividades fazem parte da sua rotina, como é o dia a dia com a família, como o tempo é administrado dentro do trabalho, entre outras informações.

“Cada vez mais as próprias empresas querem proporcionar aos profissionais o chamado “work life balance”. As companhias não querem mais ser rotuladas por só cobrarem metas e resultados. Proporcionar esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem sido uma tendência no mundo corporativo. As organizações veem com bons olhos os profissionais que cuidam da saúde, que fazem esporte, que têm um hobby”, revela Renata.

Leia também:

> Especialista lista ciladas que fazem você perder tempo em reuniões > Como auxiliar os seus colaboradores a equilibrar melhor trabalho e vida pessoal

Conversamos com a professora de gestão de pessoas da IBE Conveniada FGV, Rita Ritz, especialista em desenvolvimento organizacional – que dá aulas no curso preparatório para CEOs –, para que ela pudesse nos dizer como podemos ter tanto tempo como os presidentes de grandes empresas parecem ter. Enquanto para a maioria de profissionais a vida pessoal deixa de existir em detrimento do cumprimento dos compromissos profissionais, os CEOs fazem reuniões, viagens, respondem e-mails e ainda conseguem praticar exercícios físicos; têm momentos de lazer com a família, fazem networking. Como é possível?

Para começar a explicar, a especialista responde o que é o tempo. De acordo com ela, é preciso entender as características do tempo para saber como gerenciá-lo. O tempo é democrático, ou seja, é o mesmo para todo mundo; é limitado, não temos todo o tempo do mundo; é intrasferível, quem tem mais tempo livre não pode dar para quem está precisando de mais algumas horas por dia. “Tempo é um recurso. Eu sempre falo que tempo é mais importante do que dinheiro. Não dá para pegar o tempo que não usei ontem e usá-lo hoje”, comenta.

Depois de entender o que é o tempo, os profissionais conseguem valorá-lo, dando a ele a importância que merece. Cumprida esta etapa, já é possível passar para o próximo nível: organização. Se você se considera uma pessoa organizada, sempre dá pra melhorar. Se não é, essa é a oportunidade para começar a prestar atenção e adotar um comportamento mais adequado para se tornar mais produtivo. Vale neste momento fazer duas perguntas a você mesmo: estou organizado? Tenho clareza do que é importante? Dos objetivos, estratégias e metas da empresa?

Para começar, um dos principais problemas das agendas atoladas é a procrastinação. Deixar de fazer que é importante hoje coloca a atividade como prioridade no dia seguinte, que por sua vez já deve ter outra prioridade. Isso significa acúmulo de urgências. Segundo Rita Ritz, o caso é sério, considerando que o tempo empreendido na resolução de urgências não pode ultrapassar 30%. O ideal, segundo ela, é usar 60% a 70% do seu tempo para resolver coisas importantes e não urgentes.

Não parando por aí, há como melhorar o aproveitamento de reuniões, comum na agenda dos profissionais; e melhorar hábitos na vida no trabalho e nos momentos de folga também. Clicando nos links a seguir, você confere mais sobre esses temas.

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