Saiba como um time diversificado pode trazer resultados positivos para a sua empresa
Publicado em 13/06/2019
Categoria: Sua Empresa |
Tags: , , , ,
Ter um time diversificado significa abrir o diálogo com inúmeros públicos, ou seja, ampliar o alcance e crescer.

Diversidade é multiplicidade, pluralidade, variedade, diz o dicionário. Para o ambiente de trabalho, essas palavras se tornaram estratégias de negócio. Ter um time diversificado significa abrir o diálogo com inúmeros públicos, ou seja, ampliar o alcance e crescer.

Mas como as empresas estão absorvendo os diferentes? A palavra de ordem é ‘inovar’ para que essa troca gere resultados. É com esse objetivo que muitas companhias no mundo estão abrindo suas portas, derrubando paredes e mudando o discurso e as práticas.

Contudo, a questão que surge neste momento é: “Será que pequenos grupos de iguais não estão sendo formados?”. A resposta para esta pergunta é: a sua empresa corre esse risco. Caso isso esteja acontecendo, voltamos para o estágio inicial da questão: limitações nas trocas de conhecimentos e experiências capazes de gerar novas oportunidades no mercado.

Para minimizar esse problema, é preciso ter lideranças preparadas e um RH mais participativo. Além disso, quando a empresa ainda conta com um CEO mais engajado, as chances de existirem grupos isolados é menor.

Leia também:

>Como o investimento em pessoas potencializa os resultados da sua empresa

Diversidade pode melhorar a performance da sua empresa

Se a sua empresa não tem projetos que visem a inclusão da diversidade de gênero, então é possível que vocês estejam perdendo dinheiro. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela consultoria McKinsey and Co. e divulgado pelo relatório “A diversidade como alavanca de performance”.

A pesquisa foi realizada em 12 países e mostra que as companhias com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado em relação às empresas com menor diversidade do grupo.

E não podemos esquecer do bem-estar no ambiente de trabalho. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Korn Ferry, um ambiente mais diversificado e aberto às diferenças reduz em 50% os conflitos entre os funcionários, melhorando a produtividade e a eficiência.

Esse tipo de iniciativa, além de dar visibilidade para a causa, motiva o público LGBTI a buscar cada vez mais seu espaço (que é de direito) na sociedade e no mercado de trabalho. Conquistas como essa representam passos importantes para que a sociedade alcance a tão necessária equidade.

Compartilhe