Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Dia Mundial da Água: saiba como economizar e diminuir seus impactos

Publicado em 22/03/2021

Categoria: Sua Vida | Tags: economia, Multibenefícios

Dia Mundial da Água: saiba como economizar e diminuir seus impactos

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Você sabe quais os impactos de seus hábitos e atitudes para a preservação deste recurso tão importante? Pensando nisso, trazemos neste artigo os significados desta data e dicas para te ajudar a repensar o uso da água.

 

Origem e importância do Dia Mundial da Água

A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido comemorada pela primeira vez em março de 1993. O objetivo é fomentar os debates relacionados ao recurso natural, como desperdício, poluição e sua importância para a vida no geral.

Para melhor difundir a informação entre a população mundial, a ONU criou ainda a Declaração Universal dos Direitos da Água. Essa declaração é composta por 10 artigos, entre os quais figuram a boa gestão do recurso e o planejamento para seu uso considerando solidariedade e consenso, dada sua disponibilidade irregular e necessidade.

 

Leia também: Consumo consciente: o que é e como auxilia na economia doméstica

 

Os impactos do bom uso da água no cotidiano

Entretanto, a boa gestão do uso de água impacta em outras esferas além da preservação. No ambiente profissional, os colaboradores da empresa, ao participarem das políticas de uso adotadas pela companhia, aprendem como podem adaptar os conceitos em suas próprias casas.

Já nas famílias, os hábitos ajudam a educar as gerações mais novas, além de refletirem positivamente no quanto cada família paga em suas contas de água no mês.

 

Leia também: Dicas para economizar nas contas da casa e manter o orçamento em ordem

 

Poupando água para o futuro e para ajudar nas contas

Tendo em vista que cuidar das fontes de água é fundamental, confira abaixo pequenos hábitos que você pode adotar para ajudar a preservar os recursos hídricos e ver resultado na sua conta no final do mês:

1) Atenção ao tempo de banho! Parece insignificante, mas é justamente o contrário. Além de poupar até 130 litros de água ao desligar o chuveiro para se ensaboar, há ainda economia de energia elétrica no processo.

2) Torneira fechada, água poupada. Se livrar de gotejamentos e vazamentos na rede hidráulica da sua residência é bastante importante para não ver a conta de água nas alturas de uma hora para a outra.

3) Para lavar carro ou calçada, opte pelo balde. Aqui estão duas coisas que não precisam ser lavadas com frequência e, quando forem, demandam menos água do que se pensa e um balde com água já resolve a questão. Melhor ainda quando for água reutilizada!

4) Acumule peças de roupa para lavar. Utilizando menos ciclos na máquina de lavar roupas, você evita o desperdício de água.

5) Reutilize água quando puder. Seja a água da chuva para molhar as plantas ou a da máquina de lavar para limpar o carro, reutilizar é sempre uma boa alternativa.

 

Agora que você já sabe algumas maneiras de ajudar a natureza e o seu bolso, é só colocar em prática. Tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

E, enquanto a próxima conta de água não vem para te mostrar o resultado das dicas que demos, conte com os cartões de Multibenefícios para ajudar a planejar o orçamento familiar.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

Que o home office virou rotina depois das regras de distanciamento social, configuradas há mais de um ano pelo cenário [...]

Publicado em: 26/04/2021

Sua Vida

Alta no preço dos alimentos: veja dicas para não sentir tanto o impacto

Nos últimos meses, quem foi ao mercado sentiu o impacto da alta no preço dos alimentos. As compras básicas da [...]

Publicado em: 11/03/2021

Sua Vida

Do planejamento ao preparo: saiba como melhorar o seu cardápio semanal

Já dividimos com você o quanto planejar as suas refeições semanais pode te auxiliar a alcançar não apenas uma alimentação [...]

Publicado em: 23/02/2021