Com mais empresas apostando na diversidade das suas equipes, cresce também o interesse por lideranças inclusivas. Um levantamento feito no final de 2022 pelo site de empregos Indeed, apontou que uma das características mais apreciadas em um líder é que ele saiba promover ativamente um ambiente de trabalho diverso e plural. Segundo o estudo, 53% dos tomadores de decisão consultados procuram por lideranças com essa habilidade.
Leia mais: 8 atitudes que não combinam com a liderança moderna
Lideranças inclusivas viraram uma tendência
O motivo para isso é muito simples: não basta ter uma equipe que reúna múltiplos perfis, é necessário valorizar essa diversidade. Isso significa que as lideranças precisam ser capazes de lidar com as diferenças entre os indivíduos para que todos se sintam acolhidos e respeitados.
Afinal, imagine como pode ser caótico um ambiente com vivências e visões de mundo completamente distintas se não houver alguém que saiba conciliar esses fatores de forma positiva. Por outro lado, quando a liderança enxerga a diversidade como valor, o resultado pode ser extremamente satisfatório. Conforme uma pesquisa da Harvard Business Review, equipes com líderes inclusivos têm 17% mais chances de relatar alto desempenho.
Leia mais: Gestão de conflitos: como tornar o ambiente de trabalho melhor
O que a empresa ganha ao contratar líderes que sabem valorizar a diversidade:
- Mais engajamento entre as equipes: quando os profissionais se sentem mais valorizados, eles ficam mais à vontade para contribuir com seus colegas de trabalho, seja propondo ideias ou ajudando em projetos que não são apenas os de sua função e rotina diária, abrindo espaço para a inovação.
- Melhora no clima organizacional: ter uma liderança mais empática e respeitosa melhora a motivação individual dos colaboradores e, obviamente, isso gera impactos positivos no clima interno como um todo.
- Fortalecimento da imagem: promover a diversidade e a inclusão colabora com a imagem interna e externa da empresa. Isso pode ser muito útil para reter e atrair talentos, bem como agregar valor para a marca e seus consumidores.
Leia mais: ESG e diversidade: qual a relação e como o RH pode ajudar?
Saiba identificar lideranças inclusivas
A principal dica é se atentar para profissionais que tenham um grande senso de justiça, pois essas pessoas tendem a solucionar conflitos com mais facilidade.
Outro ponto importante a observar é o uso da inteligência emocional. Para ser uma liderança inclusiva é preciso ter muita empatia e estar aberta a mudanças de mentalidade. Quanto mais adaptável ao que é novo, maior é a chance de a pessoa conseguir abranger diferentes pontos de vista.
As lideranças na sua empresa têm esse perfil? Compartilhe esse artigo com seus colegas e mostre como fortalecer a cultura da diversidade por meio de lideranças mais inclusivas.