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8 atitudes que não combinam com a liderança moderna

Publicado em 24/01/2023

Categoria: Sua Empresa | Tags: comportamento, dicas

8 atitudes que não combinam com a liderança moderna

Para aplicar a liderança moderna de maneira eficaz, é preciso começar refletindo sobre a importância da influência que um(a) líder exerce nos(as) seus(as) colaboradores(as). Antes de liderar, é preciso ser exemplo para engajar seus liderados(as) e transmitir confiança.

Por isso, é fundamental que a liderança tenha uma visão ampla e faça orientações com o objetivo de sucesso do seu time, considerando cada funcionário(a) como um(a) parceiro(a), e não como concorrência.

Isso porque com tantas transformações no ambiente corporativo, a liderança também precisou se reinventar e trabalhar de forma que todos os(as) colaboradores(as) se sintam envolvidos(as) e respeitados(as), sem esquecer da empatia.

Outra questão importante está na forma em como a equipe é conduzida: em muitos momentos, é preciso ter serenidade para resolver conflitos.

E quais tipos de comportamentos não devem ser praticados na liderança moderna? Para responder a essa pergunta, listamos 8 atitudes que merecem atenção. Saiba mais a seguir!

 

1- Agir com indiferença

Colocar-se no lugar do outro deve ser uma prática diária. É fundamental ter empatia para ser reconhecido(a) como um(a) verdadeiro(a) líder. Portanto, evite rotular e destacar os pontos negativos dos (as) seus (as) colaboradores (as). Esse comportamento poderá fazer com que o time fique cada vez mais longe de praticar e desenvolver habilidades, o que vai causar muita desmotivação e insegurança.

 

2- Aceitar somente uma ideia como certa

Desejar que seus(as) colaboradores(as) pensem da mesma forma é um erro para exercer a liderança moderna. A diversidade de ideias pode inspirar e proporcionar mais criatividade, fazendo com que toda a equipe se complemente e evolua. Então, se o seu objetivo for inovar, vale ouvir e considerar o que cada pessoa do time pensa.

Leia mais: Como melhorar a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho

 

3- Inspecionar cada passo da equipe

Quando falamos em fazer um trabalho em equipe, isso não significa que a liderança deva fazer um microgerenciamento, pedindo para que todos(as) relatem mínimos detalhes do que estão fazendo. Ao inspecionar o(a) colaborador(a) o tempo todo, o(a) líder perde a chance de fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes e motivadas. Dessa forma, promover a autonomia é essencial para um bom desenvolvimento, responsabilidade e sentimento de pertencimento na empresa.

 

4- Favorecer ou perseguir pessoas específicas

Outro comportamento que não combina com a liderança moderna é ter uma pessoa favorita em uma equipe: esse é o caminho exato para a discriminação. Algumas pessoas se sentirão excluídas, enquanto outras poderão entrar em uma zona de conforto. Então, praticar a inclusão é essencial: isso vai proporcionar mais conexão entre todos(as), que se sentirão como parte da equipe, além de ficarem mais engajados(as).

 

5- Evitar críticas

Muitas vezes, quem está na liderança prefere não discutir o que precisa ser ajustado com os seus(as) colaboradores(as). Tudo para evitar qualquer “desconforto” e se livrar de possíveis dores de cabeça. Ao não apontar críticas construtivas, a tentativa de mascarar a realidade contribui somente para que o aprendizado não aconteça, comprometendo o desenvolvimento do trabalho. Assim, usar estratégias certas para apontar o que pode ser melhorado é o comportamento ideal de um(a) líder.

 

6- Não entender que erros também levam ao aprendizado

Quando um(a) líder esquece que todos(as) cometem erros e volta o seu foco somente a isso, sem equilibrar as qualidades, interfere totalmente na chance de crescimento e realização profissional do(a) colaborador(a). Em vez de somente culpar, é importante dialogar e oferecer soluções para que tais situações não se repitam nas atividades seguintes, oferecendo oportunidades de aprendizado.

Leia mais: Como o investimento em pessoas potencializa os resultados da sua empresa

 

7- Subestimar o time, acreditando ser melhor que todos

Acreditar que é o(a) melhor da equipe e subestimar as pessoas é uma característica contrária à liderança moderna. Afinal, quando um líder tem um time melhor que ele, isso deve ser motivo para comemorar: todos(as) terão mais chances de crescimento e sucesso, realizações que só acontecem por meio da conexão entre a equipe e seu(a) líder. Nesse contexto, qualquer competição deve ser descartada.

 

8- Ter um discurso e práticas diferentes

Se um(a) líder tem um discurso diferente da prática, como alcançará a confiança da equipe? Na liderança moderna, fala e atitudes devem estar sempre conectadas com a responsabilidade ética, pois isso é essencial para manter a transparência na comunicação. Seja um exemplo que inspira!

Periodicamente, faça uma avaliação: como tem sido o modelo de liderança na sua empresa? Dessa forma, você poderá garantir o bem-estar do seu time e, consequentemente, o bom desempenho dos seus negócios!

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