Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Trabalho e qualidade de vida: como um impacta no outro?

Publicado em 18/05/2023
Trabalho e qualidade de vida: como um impacta no outro?

A qualidade de vida nem sempre foi prioridade para quem trabalha, mas, nos últimos anos, o cenário mudou. Segundo o estudo Workmonitor, 48% das pessoas mudariam de emprego se sentissem sua vida afetada negativamente pelo trabalho.

Isso é devido ao entendimento de que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal está intimamente relacionado à qualidade de vida. Continue lendo para entender como e o porquê.

 

Leia mais: Sobrecarga de trabalho: saiba identificá-la para evitar a exaustão da equipe

 

Excesso de trabalho

Ocupando cerca de um terço dos nossos dias, o trabalho pode demandar mais do que deveria em muitos casos. Os brasileiros já têm por hábito dedicar mais de oito horas a seus expedientes, e isso tem um reflexo negativo na qualidade de vida. É quando isso acontece que os índices de estresse e doenças psicológicas crescem disparadamente.

Negligenciar hobbies, atividade física, outras responsabilidades do cotidiano, tempo de lazer e momentos com a família gera um desgaste emocional que se acumula ao longo do tempo e traz consequências severas para a pessoa.

 

Leia mais: Burnout como doença do trabalho: o que muda para a sua empresa?

 

Ociosidade, subocupação e desemprego

Por outro lado, uma pessoa que está desempregada ou subocupada também vê reflexos disso em sua qualidade de vida. Como o trabalho é a fonte de renda da maior parte das pessoas, a insegurança e a incerteza de como manter as contas e a alimentação são motivos mais do que suficientes para impactar a qualidade de vida. Em casos de desemprego por longos períodos, a pessoa pode chegar a se submeter a trabalhos exaustivos e mal remunerados.

Há ainda casos em que a pessoa está formalmente empregada, mas não tem atividades suficientes que justifiquem seu posto. Isso gera também um cenário de incerteza quanto à manutenção do trabalho e todos seus desdobramentos.

 

Leia mais: Saúde ocupacional: o que o RH tem a ver com isso?

 

Produtividade e qualidade de vida

Quando existe equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, não é apenas o indivíduo que sai ganhando. As empresas também colhem benefícios de uma melhor qualidade de vida ao ter profissionais mais motivados e dispostos. A consequência direta é o aumento da produtividade.

 

Leia mais: Ressignificação e humanização do RH: como o setor está se transformando?

 

Mas não é apenas papel do(a) funcionário(a) se atentar ao tão desejado equilíbrio. Faz parte das responsabilidades da companhia prestar atenção ao ambiente que está promovendo, além de implementar um olhar mais humano às relações de trabalho.

 

Você sabe dizer como anda a qualidade de vida da sua equipe? Compartilhe este artigo com os(as) colegas para refletirem juntos!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Conheça o burnout digital e o que sua empresa pode fazer a respeito

À medida que a exposição a telas e dispositivos eletrônicos aumenta na sociedade, surgem novos problemas associados a esse novo [...]

Publicado em: 22/06/2023

Sua Empresa

Conheça as habilidades profissionais mais valorizadas pelas empresas

Neste artigo, você vai conhecer as habilidades profissionais mais valorizadas pelas empresas, além de entender seus impactos positivos e como [...]

Publicado em: 13/06/2023

Sua Empresa

Saiba por que o RH precisa investir em lideranças inclusivas

Com mais empresas apostando na diversidade das suas equipes, cresce também o interesse por lideranças inclusivas. Um levantamento feito no [...]

Publicado em: 23/05/2023