Você já teve a sensação de que seu salário é mais curto do que o mês? Essa é uma situação frequente na realidade dos brasileiros e, possivelmente, de uma parcela considerável dos seus funcionários. Entretanto, oferecer a opção de adiantamento salarial pode ser uma forma de contornar esse problema e ajudar sua equipe.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nas 27 capitais, sete em cada dez consumidores (69%) tiveram que realizar cortes no orçamento no primeiro semestre de 2019, enquanto 33% recorreram a um empréstimo para organizar o orçamento.
Colaborar para que seus funcionários não façam parte dessas estatísticas é vantajoso não só para eles, mas também para os negócios. Confira alguns benefícios que o adiantamento salarial pode proporcionar:
Oferece autonomia e equilíbrio financeiro aos colaboradores
O adiantamento salarial é realizado, geralmente, entre os dias 15 e 20, enquanto o salário é pago até o 5° dia útil do mês. Dessa forma, o funcionário terá dinheiro em mãos durante todo o período para organizar o orçamento de forma equilibrada.
Economia
Dependendo da forma que for colocado em prática, o adiantamento salarial pode ser sinônimo de economia para os funcionários. Algumas empresas, por exemplo, oferecem o adiantamento, por meio de um cartão recarregável em parceria com uma rede conveniada. É o caso do Multicheque.
Por que esse tipo de benefício é econômico? O Multicheque oferece ao funcionário vantagens como desconto em lojas conveniadas (da rede GPA, entre elas Extra, Pão de Açúcar, Assaí, PontoFrio e Casas Bahia), prazos flexíveis para pagamento, além de isenção de taxas e juros que seriam cobrados se ele tivesse que recorrer a um cartão de crédito convencional.
Leia também:
> Veja como o marketing interno ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento do funcionário
> Faça como as melhores empresas do mercado: invista em capital humano
Não compromete o fluxo de caixa da empresa
Para a empresa, oferecer adiantamento salarial por meio de um cartão multibenefício também é bom negócio. Dessa forma, é possível ajudar na gestão financeira da equipe, sem custos extras e longe de comprometer o fluxo de caixa.
Ajuda o funcionário a não precisar recorrer a empréstimos bancários
Muitas vezes, pendências urgentes obrigam o funcionário a recorrer a empréstimos bancários ou cartões de crédito, que a longo prazo podem provocar ainda mais dívidas e problemas. Com o adiantamento de salário, é provável que ele consiga equilibrar seus pagamentos sem precisar utilizar linhas de crédito.
Produtividade
Um funcionário com a cabeça cheia de preocupações e problemas financeiros é um profissional improdutivo. A tarefa de manter o pessoal motivado passa por oferecer um ambiente e condições de trabalho favoráveis, mas também envolve compreensão e solicitude para tentar minimizar os impactos de problemas pessoais que influenciem o rendimento.
Oferecer adiantamento salarial pode proporcionar alívio financeiro para funcionários que estejam enfrentando problemas, o que estreita a relação entre empresa e colaborador e torna sua equipe mais engajada e produtiva.
Seus negócios só têm a ganhar com a implantação do adiantamento salarial. No entanto, fique atento: adotar essa prática de forma desleixada pode causar a desorganização do seu caixa e muitas dores de cabeça.