Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Engajamento e felicidade: o que é mais importante dentro de uma empresa?

Publicado em 19/12/2019
Engajamento e felicidade: o que é mais importante dentro de uma empresa?

Sabia que engajamento e felicidade caminham juntos, mas, na prática, não são a mesma coisa? Pois é, este artigo explica para você essa diferença, bem como a importância de se investir em ambos para construir um negócio de sucesso.

Quando falamos em engajamento, estamos falando de um vínculo entre empresa e funcionário que não se estabelece por meio de um contrato, mas sim por afinidade. Uma ligação psicológica e emocional com o trabalho que garante mais produtividade.

Para fortalecer essa ligação, é necessário que a empresa tenha um trabalho sério e constante a respeito do ambiente corporativo. Cabe a ela tornar esse espaço e as relações feitas nele cada vez mais saudáveis, benéficas e alegres.

 

O desafio de investir em felicidade

Investir na felicidade dos colaboradores, por outro lado, engloba outros aspectos além de engajamento. E vale lembrar que um funcionário feliz acaba se tornando engajado.

Mas como colaborar para essa felicidade?

Esse é um conceito longe de ser concreto, afinal, cada pessoa tem sua visão do que é ser feliz. No entanto, sempre há pontos concomitantes nos quais as empresas podem trabalhar: manterem-se atentas à saúde mental e nível de estresse dos colaboradores, compreendendo e ajudando nas dificuldades de cada um, e levar em consideração feedbacks dos funcionários são um bom ponto de partida.

 

Leia também:

>Faça como as melhores empresas do mercado: invista em capital humano

>Atraia talentos oferecendo desafio, propósito e satisfação pessoal

 

#FasterTogether: O jeito Movile de engajar

É importante que a busca por felicidade e engajamento esteja atrelada equilibradamente à cultura organizacional e à busca por resultado, afinal nem só de felicidade se constitui uma empresa. Engajamento, felicidade e resultado podem e devem caminhar lado a lado.

“É possível equilibrar engajamento, felicidade e ambição. Cobramos muito pelo resultado e é por isso que queremos pessoas engajadas” conta Natália Zeferino, Coordenadora de Gente da Movile, líder em marketplaces móveis.

Segundo ela, a Movile tem um forte compromisso com o engajamento e sensação de pertencimento entre os funcionários desde o início.

Para Natália, o investimento nessa causa faz a diferença. “Quando um novo profissional chega ao nosso Grupo, ele passa pelo onboarding institucional - uma espécie de treinamento em que aprende sobre nosso histórico, o ‘Jeito Moviliano de Ser’ e nossa cultura. Os novos funcionários também recebem um welcome kit em casa com uma mochila, moleskine e outros acessórios para se sentirem parte do nosso time antes mesmo de iniciarmos nosso trabalho do dia a dia.”

Quando falamos de um ecossistema com diversas companhias – como a Movile –, em que cada empresa tem autonomia e particularidades, é necessário que os valores sejam bem definidos para que o compromisso seja um só e esteja presente em cada uma delas.

“Nunca deixamos que se esqueçam: todos precisam estar nas empresas que escolheram pelo propósito e porque são apaixonadas pelo negócio. Queremos que elas vibrem com a empresa, que estejam jogando o mesmo jogo e sendo felizes com os resultados”, destaca Natália.

Felicidade pode gerar mais engajamento, e engajamento pode gerar mais felicidade. Focar somente em um desses pilares pode ser um erro, pois um não garante o outro.

É preciso entender que os dois juntos são aliados importantes para garantir grandes resultados e manter as pessoas motivadas, permitindo que empresa e colaborador cresçam lado a lado. Que tal apostar nessa ideia para alavancar o rendimento da sua empresa?

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Vida

Regra dos 50-15-35: saiba como ela pode organizar sua vida financeira

A regra dos 50-15-35 é um método simples de controle financeiro, que auxilia na divisão da sua renda de uma [...]

Publicado em: 24/11/2020

Sua Vida

Cardápio semanal: conheça as vantagens para sua saúde e para o seu bolso

O cardápio semanal nada mais é do que planejar todas as refeições que você pretende realizar em uma semana. Mas, [...]

Publicado em: 27/10/2020

Sua Empresa

3 maneiras de valorizar os funcionários em premiações de fim de ano

Recompensar as equipes pelos resultados alcançados e pelo desempenho ao longo do ano é essencial e demonstra reconhecimento pela dedicação [...]

Publicado em: 19/10/2020