Não é nenhuma novidade que a pandemia do novo coronavírus impulsionou a adoção de formatos de trabalho diferenciados, como o modelo híbrido ou o remoto. Além disso, a crise sanitária mundial acelerou a transformação digital nas empresas e confirmou o que há muito já se anunciava: independentemente do porte e do segmento de uma companhia, investir em tecnologia e inovação é requisito básico para a sobrevivência do negócio. Com o setor de RH -Recursos Humanos, não é diferente.
Nos últimos anos, o RH assumiu um papel estratégico dentro das organizações, com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos, reunindo equipes mais eficientes, a fim de influenciar direta e positivamente os resultados empresariais. Para cumprir esse propósito, no entanto, é preciso otimizar ao máximo a produtividade, e a tecnologia é um parceiro indispensável nesse processo.
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Tecnologia aplicada ao RH
A automatização das atividades do setor propicia uma gestão de pessoas mais inteligente e transparente. Quando aliada ao aperfeiçoamento dos processos operacionais, a tecnologia confere mais agilidade, qualidade e dinamismo ao RH, possibilitando um melhor aproveitamento do tempo. Dessa forma, os(as) profissionais da área podem concentrar seus esforços no desenvolvimento do capital humano, agregando valor à empresa.
Em consonância com essa estratégia, uma das tecnologias mais recentes e promissoras no mercado é o RH mobile.
Mobilidade na gestão de pessoas
Uma nova geração de profissionais, que cresceu em meio à evolução tecnológica, chega agora ao mercado de trabalho em um contexto reformulado pela pandemia da Covid-19. E esses novos talentos são atraídos, principalmente, por empresas que ofereçam qualidade de vida, para além da compensação financeira. Flexibilidade, acessibilidade, mobilidade e sustentabilidade são os conceitos mais em voga no ambiente corporativo atualmente; e todos eles se relacionam com o RH mobile.
RH mobile, ou RH móvel, refere-se ao conjunto de soluções digitais que viabilizam a migração dos processos de gestão de pessoas para dispositivos móveis, como celulares e tablets. As opções incluem desde aplicativos para a digitalização de documentos e assinatura digital a plataformas virtuais de recrutamento e seleção.
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Por meio desse recurso, o(a) gestor(a) pode, por exemplo:
- aprovar, reprovar ou revisar solicitações;
- acompanhar o cumprimento de atividades e metas, bem como o desempenho do seu time;
- enviar feedbacks em tempo real e com o máximo de privacidade.
Tudo isso sem a obrigatoriedade de estar no ambiente da organização. Já para o(a) colaborador(a), as possibilidades incluem realizar a marcação de ponto por geolocalização e acessar informações sobre folhas de ponto e contracheques de forma clara e fácil.
Essas funcionalidades eliminam a barreira geográfica, alinhando-se à tendência do trabalho remoto. Além disso, a rapidez e eficiência na visualização desses dados melhora a experiência dos(as) colaboradores(as) em sua interação com o RH, promovendo um maior engajamento organizacional.
Mas as aplicações não param por aí: também é possível utilizar o RH mobile para capacitar equipes de forma remota – com a gamificação, por exemplo – e, principalmente, para recrutar e selecionar novos talentos.
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Migração para o RH mobile: por onde começar?
Toda inovação requer planejamento para evitar investimentos desnecessários.
O primeiro passo para a implementação dessa nova modalidade consiste em mapear os processos internos, a fim de conhecer o fluxo das atividades e identificar quais delas impactam mais drasticamente seu negócio e, portanto, precisam ser priorizadas.
Um bom ponto de partida, normalmente, são as demandas da área de recrutamento e seleção, como:
- divulgar as oportunidades de carreiras por meio de aplicativos e redes sociais;
- promover a triagem de currículos e a aplicação de testes de competência em plataformas virtuais;
- realizar entrevistas por videochamada.
No entanto, é essencial escolher bons sistemas de desenvolvedores confiáveis, não somente para garantir a funcionabilidade da ferramenta como também assegurar-se de que suas informações empresariais estarão seguras.
A etapa final compreende o treinamento adequado das pessoas envolvidas nas tarefas migradas para as plataformas móveis, bem como o engajamento e conscientização de todo o time, incluindo a alta liderança, a respeito das mudanças. A implementação deve ser alinhada à cultura organizacional.
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O futuro do RH
Apesar de ser um recurso relativamente novo, já é possível afirmar que o RH mobile chegou para ficar. A transformação digital do setor de Recursos Humanos promove a qualidade e transparência dos processos, favorece a produtividade e melhora os índices de satisfação dos clientes internos das companhias – ou seja, os(as) colaboradores(as) –, reduzindo o turnover e impulsionando os resultados corporativos.
E então, a sua empresa está preparada para a transformação digital? Que tal ter a gestão de pessoas na palma da sua mão?