Você sabe a diferença entre trabalho e emprego?
Publicado em 16/04/2019
Categoria: Sua Vida |
Tags: , , ,
diferença entre trabalho e emprego

Trabalho e emprego. Duas palavras que costumam ser confundidas, mas que são um pouco diferentes em sua essência e significado.

O trabalho é mais antigo que o emprego, existe desde os tempos em que o homem começou a agir para modificar a natureza, o espaço à sua volta, a fabricar ferramentas, a caçar.

O emprego é uma negociação: a venda do trabalho por uma remuneração. Uma relação mais duradoura entre quem organiza o trabalho, ou precisa dele, e quem quer ceder a sua força e inteligência.

Ter um emprego significa segurança, dignidade, autonomia. Geralmente, a palavra emprego está ligada a lucro e valor monetário; não necessariamente você faz o que gosta, mas o faz mesmo assim pelo salário que cai na sua conta todos os meses.

Leia também:

> Uma pessoa nasce líder ou se torna líder? Temos um curso gratuito sobre liderança para indicar
> Autora do livro “A Vida sem Crachá” mostra como se reinventar após uma demissão inesperada

A relação do ser humano com o trabalho já vai além de conceitos do dicionário. Essa palavra já está mais ligada a um ideal, uma contribuição para o mundo, e também com autorrealização.

O trabalho não tem preço, mas pode ser remunerado. Por exemplo: quem faz trabalho voluntário, o faz por paixão, pela vontade de construir algo e não por remuneração.

Afinal você tem um emprego ou um trabalho? Agora que você sabe que as duas palavras não são sinônimos, é essencial para sua satisfação profissional analisar qual delas tem sido presente em sua vida. Se suas jornadas diárias parecem não ter fim e suas atividades não lhe trazem contentamento, talvez seja hora de largar esse emprego e procurar um trabalho. Max Weber resumiu a diferença entre as duas palavras em apenas uma frase simbólica: O trabalho enobrece o homem. O emprego, nem sempre.

Compartilhe