O absenteísmo é um problema que pode afetar qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor. Quando um funcionário está ausente do trabalho, sem justificativa ou autorização adequada, isso pode ter um impacto significativo nas operações da empresa, incluindo interrupções no trabalho, aumento dos custos e perda de produtividade.
Existem várias razões para o absenteísmo, incluindo problemas de saúde, questões pessoais, conflitos familiares e falta de motivação.
Independentemente da causa, o absenteísmo pode ter consequências negativas para a organização, especialmente quando é frequente ou generalizado.
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Um dos principais impactos do absenteísmo é financeiro, já que a empresa perde a contribuição do funcionário para a produção. Além disso, a empresa pode precisar pagar horas extras ou contratar temporários para cobrir o trabalho perdido, o que pode aumentar ainda mais os custos.
Para se ter uma ideia, um estudo feito pela Mercer Marsh Benefícios em 2016 com uma empresa do segmento automobilístico, constatou que afastamentos relacionados a questões de saúde, por exemplo, geraram, em 12 meses, um impacto de R$2,5 milhões em dias perdidos de trabalho.
Além do impacto financeiro, o absenteísmo pode afetar a cultura da empresa. Quando um funcionário está frequentemente ausente, seus colegas podem precisar assumir sua carga de trabalho, o que pode levar a um aumento do estresse e da insatisfação no trabalho.
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Como lidar com o absenteísmo?
O RH pode implementar várias estratégias, incluindo estabelecer uma política clara de faltas e atrasos, criar um ambiente de trabalho positivo e monitorar de perto os níveis de absenteísmo. Ao estabelecer uma política desde o início da contratação, os funcionários ficam cientes das consequências do absenteísmo injustificado, como advertências e demissões.
Já a criação de um ambiente de trabalho positivo pode ser feita por meio de programas de treinamento e desenvolvimento, além de incentivos, como campanhas de reconhecimento e motivação (nas quais você pode usar o Multicash).
Além disso, é importante que o RH monitore de perto os níveis de absenteísmo na empresa, por meio de um sistema de registro de faltas e atrasos, e esteja atento ao termômetro social do ambiente, por meio de pesquisas de clima organizacional e feedback dos funcionários.
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Ao estabelecer uma política clara, criar um ambiente de trabalho positivo e monitorar de perto os níveis de absenteísmo, as empresas podem minimizar o seu impacto negativo e ainda transformar a empresa em um lugar mais acolhedor para todos trabalharem.
Mas e aí, o que o RH da sua empresa tem feito para diminuir o absenteísmo?