Funcionário do mês: saiba como motivar seu time com essa prática
Publicado em 24/09/2019
Categoria: Sua Empresa |
Tags: , , , , ,
funcionário comemorando uma promoção em frente em computador

Premiar o funcionário por seu bom desempenho é uma forma de reconhecer o esforço dele para torná-lo ainda mais motivado e produtivo. Pensando nisso, muitas empresas adotam o “funcionário do mês”, porém nem todas percebem que vale mais ‘a maneira’ como isso é colocado em prática.

Muitas questões devem ser analisadas antes de se implementar qualquer ação e com o funcionário do mês, não é diferente. Primeiramente, é necessário tomar o cuidado para que os critérios de escolha sejam justos e estejam alinhados com os valores da organização.

Exemplos de critérios para eleger o funcionário do mês:

Pontualidade e assiduidade

– Proatividade

– Bons resultados

– Bom desempenho em equipe

– Conduta de acordo com os valores estabelecidos pela empresa

– Criatividade

O que não fazer

Muitas organizações escolhem o sistema de votação para eleger o funcionário do mês, algo que, apesar de dar o poder de escolha aos colaboradores, pode ser uma má ideia. Corre-se o risco de o funcionário ganhador ser o “engraçadão” da turma, que tem a simpatia dos colegas, mas não necessariamente ser o que mais se destaca profissionalmente na equipe.

Quer utilizar o sistema de votação para escolher o funcionário do mês? Garanta que os critérios para estabelecer os candidatos elegíveis estejam bem claros.

É importante ficar atento para não transformar a competição pelo título em uma disputa insalubre entre seus colaboradores. Outra precaução necessária é não permitir que a prática crie uma cultura errônea, aquela em que funcionário só se esforça por conta de um prêmio.

Leia também:

>Faça como as melhores empresas do mercado: invista em capital humano
>Como o investimento em pessoas potencializa os resultados da sua empresa

Como premiar o funcionário do mês

Aposto que quando falamos em funcionário do mês, a primeira coisa que vem à sua cabeça é uma foto de um colaborador sorridente exposta na parede. Esse tipo de reconhecimento diante da empresa e os colegas é habitual, mas não é eficaz sozinho. A foto na parede pode até fazer parte da gratificação, mas acompanhada de algo mais. Um bônus em dinheiro, viagens, folgas e/ou algum tipo de prêmio material garantem maior interesse da equipe.

Um levantamento realizado pela empresa especializada em consultoria 4hunter, com mais de 500 profissionais brasileiros, revelou a falta de reconhecimento profissional como uma das principais razões da desmotivação no ambiente de trabalho. Então, é essencial atentar-se ao fato de que implementar a prática do funcionário do mês de nada adianta se o reconhecimento ao bom trabalho não for diário.

Você pode investir tempo e recursos para premiar seus colaboradores mensalmente, mas o rendimento e a produtividade do grupo só se manterão se o ambiente de trabalho colaborar. Ou seja, é necessário haver incentivo e reconhecimento das conquistas individuais e coletivas.

Compartilhe