Os programas de incentivo e premiação podem gerar algumas dúvidas antes de sua implantação. Para os gestores, os resultados dessa iniciativa costumam ser a principal questão. Por isso, Multibenefícios preparou um artigo para esclarecer a diferença que o incentivo pode fazer nas empresas. Continue lendo!
Afinal, o que são programas de incentivo e premiação?
Os programas de incentivo e premiação nada mais são que políticas pensadas para encorajar e impulsionar as equipes internas e os parceiros de negócios. As campanhas para estimular os(as) funcionários(as) devem ser pensadas como investimentos ao invés de gastos. Isso porque os benefícios colhidos são maiores que o montante aplicado na ação.
Os pilares desses programas são a motivação, o reconhecimento e a recompensa. Trabalhando essas três frentes, a empresa consegue avançar em métricas que você acompanha a seguir.
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Melhora da lucratividade
Lembra que dissemos que os programas devem ser encarados como investimentos? O motivo é justamente o retorno que a ação gera no quesito lucro.
O processo para melhorar os resultados financeiros da empresa passa pela disposição da equipe em alcançar objetivos, e isso depende muito não só da motivação pessoal de cada um, mas também do empurrãozinho corporativo e do clima organizacional.
Um time engajado tem propensão a se dedicar nas atividades e metas da empresa, e trabalhar para alcançá-las em um menor espaço de tempo. Pense nisso.
Melhora da produtividade
Mais um desdobramento da motivação ocasionada pelo incentivo. Às vezes, o que falta para um(a) funcionário(a) melhorar a produtividade é sentir que esse esforço a mais vai gerar reconhecimento e fazer alguma diferença em sua vida.
Atividades simples do dia a dia podem contar com maior empenho quando existem razões de interesse mais próximas do indivíduo que as executa.
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Cumprimento das metas organizacionais
O cumprimento de metas pode ser um desafio para empresas e equipes diversas. Dependendo da meta e do objetivo, pode ser demandado muito mais trabalho das equipes, e elas podem sentir falta de uma recompensa pelo esforço.
Para serem cumpridas, as metas precisam estar alinhadas com a motivação geral e a otimização produtiva, o que acaba melhorando a lucratividade.
Desenvolvimento da boa imagem da empresa
Em um primeiro momento, isso pode parecer estranho, mas é sim um dos benefícios das políticas de incentivo. A imagem da empresa depende de muitos fatores e, no que diz respeito à parte interna, trata-se da forma como quem faz a companhia é tratado.
Com as premiações, a empresa demonstra que está preocupada em reconhecer seus(suas) colaboradores(as) e disposta a investir neles, ou seja, demonstra valorização. Para o público externo, a imagem que fica é de dinamismo e humanização, o que pode se alinhar com as expectativas de futuros membros da equipe e parceiros de negócios.
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Retenção de talentos
A alta rotatividade pode ser um verdadeiro pesadelo para quem é gestor. Isso acontece por conta da imagem passada aos parceiros de negócios e à própria equipe, além de gerar custos não previstos e recorrentes com novas contratações e treinamentos.
Com a política de incentivo, a empresa é capaz de trabalhar os aspectos que estimulam a permanência do funcionário na organização, mantendo assim também a expertise dessas pessoas.
Quem diria que uma política relativamente simples poderia render tanto, não é mesmo? Para colocar em prática os programas de incentivo e ver todos esses resultados, você e sua empresa podem contar com os produtos de Multibenefícios.
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