Um prédio comercial descobriu a fórmula do sucesso quando o assunto é sustentabilidade, com ações que garantem que o empreendimento tenha seus custos reduzidos e minimizem seus impactos ambientais no mundo.
Localizado em uma das avenidas mais importantes de São Paulo, o Condomínio Pátio Victor Manzini criou uma horta subterrânea para os condôminos. Seus projetos sustentáveis também abrangem a reciclagem de mais de 60% do lixo gerado e a produção de adubo, que é direcionado para ONGs parceiras.
De acordo com balanço apresentado pelo empreendimento, essas iniciativas proporcionaram a produção de 30 toneladas de adubo orgânico, 12 toneladas de plástico e 19 toneladas de papel e papelão para cooperativas associadas. Isso, considerando apenas os seis primeiros meses de 2018.
“A horta subterrânea do edifício Pátio Victor Malzoni é a primeira do país, um modelo altamente replicável e um exemplo para que todos façam sua parte pelo planeta”, explica Adriana Lobo, gerente de marketing e sustentabilidade do edifício.
A Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do edifício recicla cerca de 50% de todo lixo gerado por mais de cinco mil pessoas que circulam diariamente por lá. O espaço utiliza 64m² do empreendimento e exige apenas três colaboradores trabalhando neste processo.
Todos unidos por um objetivo
O sucesso, segundo Adriana, deve-se à conscientização das pessoas do condomínio, que passam por um processo de educação contínua e entendem a importância de separar o lixo nas diversas lixeiras distribuídas em cada andar.
O resultado impressiona tanto, que, hoje, o condomínio serve como modelo para outros edifícios e empresas e, semanalmente, recebe até 400 pessoas em tour educacionais, entre instituições públicas e privadas.
Leia também:
>Sustentabilidade: reciclar bitucas de cigarro é alternativa para empresas
Um exemplo a ser seguido
O condomínio é um exemplo que pode e deve ser seguido por grandes empresas, a prova que é possível, sim, ser sustentável. Para isso, é necessário o apoio de todos, principalmente do setor de Recursos Humanos.
O RH tem como tarefa orientar e ressaltar os impactos das atitudes dos funcionários como forma de ensinar e incentivar mudanças que serão compartilhadas também entre os familiares deles.
Inspire-se com outras empresas
Algumas das maiores marcas do mercado conseguiram conciliar os objetivos econômicos com seus valores sustentáveis e são exemplos de como lucrar sem agredir o meio-ambiente.
Natura: a empresa faz parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país, além de disseminar valores sustentáveis com suas campanhas publicitárias.
Nestlé: para se adequar a um novo padrão sustentável, a empresa modificou seus processos de produção. Dentre as principais práticas adotadas estão o uso de fontes renováveis de energia e neutralização de carbono.
Samsung: promove projetos de reciclagem, uso de novos materiais e energia renovável. Internamente, administra todos os passos do seu processo produtivo, reaproveitando materiais e realizando descartes corretamente.