Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Job hopping é um desafio à retenção de talentos?

Publicado em 09/05/2023

Categoria: Sua Empresa | Tags: Recursos Humanos, RH

Job hopping é um desafio à retenção de talentos?

Existe uma tendência dos profissionais a passarem cada vez menos tempo em uma mesma empresa ou posição. Se antes as pessoas construíam carreiras de mais de dez anos em uma mesma companhia, hoje a realidade é diferente.

 

O que é o job hopping?

Em tradução livre, job hopping significa “pular de emprego”. A partir dessa definição, entende-se que é um movimento em que as pessoas praticam a troca frequente de empregos ou postos. Ou seja, os(as) profissionais passam menos tempo desempenhando o mesmo papel ou dentro de uma mesma empresa, “pulando de um lugar para o outro”.

 

Leia mais: Quiet Quitting: sem motivo para pânico, mas um ponto de atenção ao RH

 

O que leva à adesão ao job hopping?

Acontece que o job hopping é apenas um reflexo de características geracionais, sociais e da transformação das relações de trabalho. Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e da Previdência, profissionais entre 18 e 24 anos tendem a passar cada vez menos tempo no mesmo posto, sendo que 24,4% deles não ficaram nem três meses em um mesmo emprego.

Isso mostra que a chamada Geração Z traz consigo um dinamismo em tudo o que faz, incluindo o trabalho. Essa geração busca por flexibilidade de horários, prevalência do trabalho remoto, o que foi intensificado com a pandemia, e diversificação profissional. Por isso, a construção de carreira em uma única empresa se torna incompatível com objetivos tanto de vida quanto profissional para essas pessoas.

 

Leia mais: Absenteísmo no trabalho: como lidar com essa questão no RH

 

Também devem ser levadas em consideração estruturas e ambientes mais flexíveis de trabalho e condições econômicas, dado que a procura por qualidade de vida e a preocupação com a saúde mental têm ganhado cada vez mais espaço nos debates laborais.

 

Quais as vantagens e desvantagens de contratar um job hopper?

O que é vantagem ou desvantagem vai depender muito do perfil da empresa e dos(as) gestores(as). Isso porque os job hoppers possuem um perfil bastante dinâmico, com fome de aprendizado, alta produtividade, adaptabilidade elevada e experiência acumulada.

Por outro lado, esses profissionais podem ser vistos como instáveis, pouco focados, descompromissados e impacientes, além de não desenvolverem senso de pertencimento em relação à empresa e causarem insegurança para projetos futuros ou a longo prazo.

 

Leia mais: Conheça os principais modelos de contratação de funcionários(as)

 

Isso impacta diretamente no turnover e nos custos que isso representa para a companhia, causando hesitação por parte do RH na hora de avaliar e contratar alguém com o perfil job hopper.

Assim, cabe à área de Recursos Humanos ter a visão estratégica adequada para definir quando a contratação desse perfil será ou não vantajosa e agregará qualidades ao time, isso sem contar a adaptação do ambiente de trabalho, para tornar a empresa atrativa e reter esses talentos por mais tempo.

 

Leia mais: Dicas de como fazer uma gestão eficiente no RH

 

Sua empresa já contratou ou pretende contratar um job hopper? Compartilhe este artigo com os(as) colegas!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Conheça o burnout digital e o que sua empresa pode fazer a respeito

À medida que a exposição a telas e dispositivos eletrônicos aumenta na sociedade, surgem novos problemas associados a esse novo [...]

Publicado em: 22/06/2023

Sua Empresa

Conheça as habilidades profissionais mais valorizadas pelas empresas

Neste artigo, você vai conhecer as habilidades profissionais mais valorizadas pelas empresas, além de entender seus impactos positivos e como [...]

Publicado em: 13/06/2023

Sua Empresa

Saiba por que o RH precisa investir em lideranças inclusivas

Com mais empresas apostando na diversidade das suas equipes, cresce também o interesse por lideranças inclusivas. Um levantamento feito no [...]

Publicado em: 23/05/2023